5 de setembro de 2011

Chefe da Ferrari vê apenas Alonso e Schumacher como líderes na atual F1

Stefano Domenicali disse que Sebastian Vettel está próximo, mas ainda não pode ser considerado um líder e capaz de ajudar sua equipe a crescer. O chefe de equipe da Ferrari entende que, apesar dos bons resultados, a Red Bull está longe de dominar a categoria

Michael Schumacher e Fernando Alonso são os dois pilotos mais vitoriosos da F1 atual e juntos somam nove títulos mundiais. No entanto, muito mais do que o histórico vencedor de ambos, destaca-se também a capacidade de ajudar e desenvolver uma equipe, como fez o alemão pela Ferrari tirando o time de Maranello de um jejum de 21 anos sem título. O mesmo exemplo aplica-se ao asturiano, que levou a Renault à conquista de dois Mundiais e agora tenta repetir o feito pela esquadra italiana.

Stefano Domenicali, chefe de equipe da Ferrari, conheceu de perto o trabalho de Schumacher e também de Alonso e, em entrevista ao diário alemão ‘Bild am Sonntag’, não teve dúvidas e disse que apenas os dois podem ser considerados líderes no grid atual da F1. Quanto a Sebastian Vettel, que caminha a passos largos para o bicampeonato em 2011, o dirigente italiano entende que ainda falta muito para chegar ao patamar de Fernando e também do heptacampeão.

“Realmente só existem dois, e eles são Alonso e Schumacher. Não vejo outros. Vettel ainda não é um líder. Ele está no caminho, mas não é como Michael e Fernando. Ele ainda é muito jovem e lhe falta experiência”, declarou.

O comandante da Ferrari vê muitas semelhanças entre Schumacher e Alonso. “Ambos estão lutando como leões para levar suas equipes para a ponta. Eles cuidam de detalhes que outros sequer dão importância. Sebastian está chegando perto, mas agora só há dois.”

Apesar da notória capacidade que Schumacher tem para trazer a equipe consigo e desenvolvê-la, como aconteceu na Ferrari e também na Benetton nos anos 90, o alemão tem enfrentado dificuldades em sua nova jornada, agora pela Mercedes, e ainda não venceu no retorno à F1. Mas o dirigente entende que Michael está em bom momento, e o crédito pelos resultados discretos devem ir todos para o time alemão.

“Ele está guiando em um nível bastante elevado, a Mercedes não é boa o bastante. Se Michael estivesse na Red Bull ou na Ferrari, ele provavelmente teria vencido corridas nesses dois últimos anos”, comentou.

Questionado pela publicação se considera Vettel como alternativa para a equipe no futuro, Domenicali se esquivou. “É muito cedo para dizer. Depende de como as coisas vão se desenvolver nos próximos anos. Atualmente nós não precisamos de um líder. Em algum momento, podemos [precisar], e dessa forma, Sebastian é um candidato. Como eu disse, não há muitos”, salientou o italiano.

Por fim, Stefano entende que, mesmo com o atual domínio da Red Bull, os taurinos ainda têm de percorrer longo caminho para se consolidar como um time de sucesso e de história na F1.

“Bem, com todo o respeito, eles têm um título e nós temos 16, então, se a Red Bull fizer metade do que nós fizemos, então talvez nós mudemos de ideia. A questão é quem tem a melhor base. Não sei se o que tem acontecido na Red Bull tem sido por causa de uma ou duas boas pessoas. Estamos construindo uma nova Ferrari. E então, vamos começar um grande período”, encerrou Domenicali.


Fonte: Grande Prêmio

Sem comentários: