25 de agosto de 2011

Webber descarta novo domínio de Vettel em 2011: "Isso está acabado"

Mark Webber afirmou que Sebastian Vettel não vai mais conseguir emplacar sequência de cinco ou seis vitórias seguidas em 2011. O australiano explicou que as rivais evoluíram em pistas que a Red Bull era favorita

Depois de assistir ao companheiro Sebastian Vettel vencer seis das primeiras oito corridas da temporada 2011 da F1, Mark Webber afirmou nesta quinta-feira (25), que o domínio do alemão chegou ao fim. O australiano admitiu que as outras equipes melhoraram bastante, por isso as próximas etapas serão ainda mais disputadas.

“Isso está acabado. Eu acho que ele não vai ter mais cinco, seis ou sete vitórias seguidas. Isso não vai acontecer. As corridas vão ser mais disputadas, mas sempre entre os mesmos pilotos. Os mesmos rapazes vão continuar a vencer, e eu espero fazer parte deles”, declarou.

Para justificar o porquê de não acreditar em um novo domínio do alemão, Mark Webber disse que mesmo em pistas em que a Red Bull é considerada favorita as outras equipes conseguiram superá-la. “Esse ano tem sido disputado em todas as etapas. Se você lembrar Budapeste ou Silverstone, onde já tivemos bom desempenho, Sebastian foi levado até o limite por Lewis Hamilton. Então, as coisas ficaram mais complicadas para a gente em termos de vantagem que tínhamos nos nossos melhores circuitos”, explicou.

Por outro lado, o australiano espera que o time austríaco possa reverter a situação em provas em que historicamente tem encontrado dificuldades como Monza ou Spa, por conta das características dos circuitos não serem propícias a um carro baseado em downforce.

“Vamos ver, então, se em pistas que não íamos tão bem, se podemos brigar pela vitória. Vamos ver o que acontece nas próximas três semanas, primeiro aqui e depois em Monza. No Canadá, o carro não estava tão ruim, nós fomos competitivos e aprendemos bastante sobre pistas com pouca downforce”, disse.

Para o GP da Bélgica, em especial, o experiente piloto optou por não apontar um favorito. “Eu acho que teremos um final de semana disputado, para ser honesto. Não há uma vantagem clara entre Ferrari, McLaren e Red Bull. Vai ser um GP emocionante, assim como vimos nas últimas corridas”, falou.

Além de não acreditar em uma nova fase dominante de Vettel, Webber também descartou que o campeonato já esteja praticamente ganho pelo companheiro de equipe. “Se Sebastian não terminar duas corridas, então o campeonato ainda não está definido. Ainda faltam oito corridas, ele está em uma boa posição, mas não está completamente confortável”, explicou.

Webber disse, ainda, que os pneus podem ser a chave para a Red Bull voltar a vencer nessa segunda metade da temporada. Apesar disso, o australiano se negou a dizer o quanto a equipe tem evoluído no desenvolvimento dos compostos Pirelli. “Nós estamos fazendo tudo o que podemos para entendê-los. É claro que eu não vou sentar aqui e dizer todo o nosso progresso. O automobilismo é assim e nós jogamos esse jogo”, explicou.

Por fim, Mark Webber afirmou que confia no trabalho feito por Adrian Newey, projetista do time, para que a equipe consiga voltar a brigar pelo lugar mais alto do pódio. “Adrian é um cara que não pensa em resultados, ele pensa em desempenho e em como nos fazer melhores independente do quão perto os adversários estejam. Nós não vamos reagir pensando no que pode ou não funcionar. É uma melhora gradativa, mas quando algo sai errado, você olha o que os outros estão fazendo. Mas aí você não vira as coisas de cabeça para baixo, há muitas coisas para vermos nos carros e descobrir onde está o problema”, encerrou.

Fonte: Grande Prêmio

Sem comentários: