27 de agosto de 2011

Vettel elogia RB7 no seco, mas evita prever vitória: "Tudo pode acontecer"

Bastou a pista secar para Sebastian Vettel exibir novamente bom desempenho com o carro da Red Bull. Pole-position do GP da Bélgica, o atual campeão do mundo, no entanto, pregou cautela para a corrida

Sebastian Vettel conquistou neste sábado (27), em Spa-Francorchamps, sua nona pole-position na temporada, confirmando a supremacia da Red Bull, que sempre largou na posição de honra em 2011. Por muito pouco, o domínio do time de Milton Keynes foi ameaçado por Lewis Hamilton, que marcou o melhor tempo do treino já com o cronômetro zerado no circuito belga. Mas Vettel garantiu a pole em seguida ao marcar 1min48s298. Após conquistar mais um bom resultado, o alemão disse que o rendimento do RB7 foi muito melhor com pista seca. Evitando falar em favoritismo, o atual campeão do mundo entende que o GP da Bélgica será imprevisível.

Em todo o fim de semana, Sebastian liderou o único treino que vale, o segmento final da classificação. Antes, com pista molhada, tanto nos treinos livres, como no Q1 e no Q2, o tedesco não conseguiu andar no mesmo ritmo dos adversários na Bélgica. Por isso, a estratégia era correr para entrar no grupo dos dez primeiros que foram à superpole. “Foi um treino difícil o tempo todo. No Q1 e no Q2, com condições complicadas, e com o circuito secando muito rápido, deixando complicado o uso dos intermediários, o objetivo principal era avançar.”

“Eu não me senti confortável no começo, mas no Q2 demos um grande passo à frente. Eu redescobri Spa, encontrando algumas tangências melhores do que em todo o fim de semana, e no Q3, tivemos certeza que estava seco o suficiente para usar pneus para pista seca, mas sabíamos que se não chovesse, a definição iria até à última volta”, acrescentou Vettel, já prevendo o desfecho da classificação.

No Q3, com a pista seca, o líder da temporada conseguiu impor o melhor ritmo da Red Bull e confirmou a superioridade da equipe na classificação. “Fiquei feliz com o carro no fim, no seco, e ele parecia estar cada vez mais rápido. Não foi um treino fácil, com as condições mudando, mas aqui, como vimos hoje, tudo é possível”, declarou.

Sobre a corrida, Vettel preferiu não fazer qualquer previsão. “Esta é uma das corridas em que tudo pode acontecer do começo até o fim, vamos ver. A melhor previsão aqui é olhar para o alto e ver o que está acontecendo”, comentou, fazendo menção ao clima e, ao mesmo tempo, demonstrando otimismo, principalmente se não chover. “Tivemos bom equilíbrio com o seco, no fim da classificação, não me senti confortável. Ainda no molhado, encontramos o caminho e devemos estar prontos para amanhã, é uma corrida longa e estou ansioso por isso”, encerrou.


Fonte: Grande Prêmio

Sem comentários: