23 de novembro de 2011

Massa vê volta de Räikkönen possível, mas diz: "ele precisa falar mais"

Massa fez coquetel de frutas simulando mistura de combustível da Ferrari em shopping de SP

Piloto geralmente calado conhecido como "Homem de Gelo" na Fórmula 1, Kimi Räikkönen negocia o retorno à categoria em uma equipe intermediária - Williams e Lotus Renault. Embora o finlandês afirme que só corre para vencer, Felipe Massa consegue ver o ex-companheiro de Ferrari ajudando uma escuderia menor a evoluir o carro. Ao mesmo tempo, o brasileiro faz uma ressalva: "ele precisa falar mais".

Nesta semana, Räikkönen, 32 anos, concedeu sua primeira entrevista desde que as especulações sobre sua contratação pela Williams começaram - recentemente, a Lotus Renault também admitiu conversar com o piloto, atualmente no Campeonato Mundial de Rali (WRC). À revista inglesa F1 Racing, ele admitiu que tem propostas de equipes da F1, mas negou sentir falta da competição a ponto de voltar a qualquer custo. E ainda completou dizendo que com com uma "m... de carro você nunca pode ganhar".

Nesta quarta-feira, Massa, 30 anos, participou de um evento do fornecedor de combustível da Ferrari em um shopping de São Paulo e, questionado sobre o finlandês, respondeu com elogios e uma pequena crítica: "acho que é possível (o retorno). É um piloto com muita experiência, que entende bastante do desenvolvimento do carro, mas ele precisa talvez falar um pouquinho mais", disse, provocando risos no público presente.

Räikkönen foi companheiro do brasileiro na equipe italiana entre 2007 e 2009. Em 2007, bateu o inglês Lewis Hamilton e o espanhol Fernando Alonso, ambos da McLaren, para ser campeão mundial contando com a ajuda do então parceiro - o paulistano foi pole position do Grande Prêmio do Brasil, última prova daquela temporada, mas cedeu passagem ao companheiro após a segunda parada nos boxes.

Na época em que trabalhava ao lado de Räikkönen, Massa reconhecia que o relacionamento entre os pilotos da Ferrari era um pouco frio. Em janeiro de 2010, logo após a escuderia anunciar a contratação de Alonso, o brasileiro brincou ao dizer que em apenas um dia de convivência com o espanhol em um evento nas montanhas de Madonna di Campiglio conversou mais com ele do que "em três anos com Kimi".

Ferrari torce por retorno de Räikkönen

Funcionário da Ferrari na Fórmula 1 há 20 anos e diretor de comunicação esportiva da montadora desde 1999, Luca Colaianni também esteve presente no shopping paulistano nesta quarta. Em entrevista exclusiva ao Terra, ele negou a informação de que Raikkonen conversava pouco com os funcionários da escuderia italiana.

"Isso a Ferrari nunca disse", apontou. "Kimi é um rapaz que vem da Finlândia, um país cujas pessoas com certeza não são grandes tagarelas, mas o que conta é como se relacionava com o time. Tenho recordações fantásticas dos três anos com ele: um cara honesto, educado, mas sobretudo um piloto extraordinário".

Desse modo, Colaianni classificou que a contratação do piloto por Williams, Lotus Renault ou outra escuderia seria uma "boa notícia" para a categoria: "é um dos maiores talentos que chegou à F1 em todos os tempos. A Ferrari tem uma lembrança belíssima de Kimi, desejamos a ele todo o bem possível, e se retornar à Fórmula 1 estaremos contentes de vê-lo de novo junto a nós".

Com Sauber, McLaren e Ferrari entre 2001 e 2009, Räikkönen disputou 157 grandes prêmios, somando 18 vitórias e 16 pole positions. Desde que se mudou para o Mundial de Rali, ele não brilhou, sendo o décimo colocado das temporadas de 2010 e 2011 - ambas vencidas pelo francês Sebastien Loeb, octacampeão da modalidade. O melhor resultado do "Homem de Gelo" foi a quinta posição no Rali da Turquia do ano passado.

Fonte: Terra

Sem comentários: