25 de dezembro de 2011

Hamilton revela dieta rígida mesmo no Natal. "É uma punição para mim"

Lewis Hamilton e Jenson Button afirmaram que mesmo na noite de Natal são obrigados a seguir uma dieta controlada. Enquanto Lewis lamenta não poder comer bacon, Jenson fala em emagrecer

O Natal é uma época do ano complicada para os pilotos da F1. Enquanto as pessoas se fartam em ceias cada vez mais elaboradas, os atletas são obrigados a seguir uma rotina restrita de alimentação e exercício para ficarem prontos para a próxima temporada. Lewis Hamilton revelou que detesta uma dieta tão controlada, mas entende que é uma necessidade imposta pela competitividade da categoria.

“Minha dieta, mesmo no Natal, é muito restrita. É um shake de proteínas para o café da manhã, com algumas tâmaras e uvas passas. É horrível, realmente horrível. Mas eu bato tudo para ficar bem suave”, declarou ao jornal inglês ‘The Sun'.

O inglês admitiu, também, que se pudesse abrir uma exceção na dieta seria comer bacon. “Eu sento à mesa e vejo todo mundo com grandes pilhas de panquecas, waffles, ovos e bacon. É como se eu estivesse morrendo. É uma punição para mim. Se eu pudesse comer qualquer coisa, seria um sanduíche de bacon, mas eu sei que não posso. O almoço vai ser arroz integral e feijão e devo ter peixe ou frango para a janta”, acrescentou.

Companheiro de equipe de Hamilton, Jenson Button também tem uma dieta específica. O campeão da temporada de 2009 disse que a McLaren pediu para que emagrecesse, mas sem perder energia, por isso foi obrigado a adotar uma alimentação rica em proteínas –composta por ovos –, enquanto, por outro lado, não há presença de massas.

“A equipe quer que eu perca peso. Basicamente, eu não como carboidratos a menos que eu esteja treinando pesado. De manhã, eu só como proteínas, o que faz o café da manhã ser basicamente comer ovos todos os dias”, disse.

Por conta da pressão feita pela McLaren, Buttton disse que foi obrigado a procurar um nutricionista para elaborar a nova dieta. O piloto afirmou que em um momento de fracos resultados, a equipe de Woking resolveu fazer mudanças em todas as áreas possíveis. “O último inverno foi um pouco complicado, então eu fui a um especialista e disse que precisava perder peso sem perder força”, lembrou.

“Ele me deu essa dieta, que me deixou inicialmente chocado. É basicamente ovos e bife no café da manhã, mas sem carboidratos. Eu só posso comer carboidrato em uma refeição. Algo como arroz integral ou batata doce. Eu perdi 4% de gordura em três semanas e não quero colocá-la de volta”, completou.

Diretor da McLaren, Jonatahan Neale afirmou que embora pareça um controle exagerado sobre o piloto, o time tem todo o interesse em mantê-los leves para facilitar o trabalho dos engenheiros em questões como a distribuição de peso. O dirigente revelou, no entanto, que não são apenas os atletas que sofrem com essa pressão.

“A equipe queria mudar o macacão dos pilotos durante a temporada e colocar um novo logo. Seria um acréscimo de 37 gramas, e eu tive uma discussão acalorada para não fazer isso. O time quer o piloto sendo o mais leve possível, porque nos dá mais opções sobre o que podemos colocar no carro”, disse.

Além da alimentação controlada, Hamilton e Button afirmaram que têm uma rotina de treinamentos bastante específica nessa época do ano. Lewis disse que deve viajar para as montanhas, onde as atividades serão baseadas em subir e descer montanhas, esqui, academia e natação. Button, por sua vez, escolheu o Havaí para passar as férias. O piloto segue um treinamento parecido com um triatlo, começando com a estreia em uma competição oficial de maratona.

Fonte: Grande Prêmio

Sem comentários: