13 de fevereiro de 2012

Diretor da Lotus elogia Räikkönen e diz: "É muito fácil trabalhar com ele"

Alan Permane, diretor de operações de pista da Lotus, se mostrou muito contente com a chegada de Kimi Räikkönen ao time britânico. O dirigente destacou a qualidade do feedback do finlandês e disse que é muito fácil trabalhar com o campeão de 2007

A Lotus está no céu com a chegada de Kimi Räikkönen. O finlandês ficou dois anos fora da F1, mas conseguiu se adaptar imediatamente ao E20 e liderar o primeiro dia de testes coletivos em Jerez de la Frontera. Em entrevista ao site da emissora ESPN, Alan Permane, diretor de operações de pista da Lotus, elogiou o campeão de 2007 e destacou a habilidade de Räikkönen para poupar os pneus.

“Existem muitas coisas na F1 além de uma volta perfeita e é isso que faz um campeão”, disse Permane. “É esse tipo de coisa que você vê no Kimi e que mostra o quão bom ele é. Como ele usa o carro em um trecho longo e como ele cuida dos pneus. Ele nunca pilotou com esses pneus antes e imediatamente após algumas voltas, você pode ver que ele está se entendendo com eles e alternando sua pilotagem para cuidar deles”, explicou o dirigente, se referindo aos compostos Pirelli, adotados pela F1 no ano passado.

Questionado se Räikkönen tem potencial para ser o líder que a Lotus procurava, Permane respondeu: “Sendo um campeão mundial, podemos fazer muito melhor que isso”, afirmou. “Acho que um piloto irá se tornar um líder se tiver resultados e se nós dermos algo a ele. Aí ele poderá nos dizer o que quer, nós damos isso a ele e aí ele dá mais resultados, então construímos uma confiança um no outro. Acho que é assim que o piloto se torna um líder”, avaliou.

Mesmo satisfeito com a performance apresentada pelo E20 em Jerez, o dirigente pregou cautela e afirmou que as coisas serão mais difíceis para a equipe.

“Acho que até agora tudo parece estar funcionando bem. É claro que teremos altos e baixos, mas tivemos uma semana de ouro, muito além das nossas expectativas”, reconheceu. “Isso, é claro, não pode continuar. Seria ótimo se pudesse, mas terá altos e baixos, isso vai nos testar e é aí que veremos como as pessoas [dentro da fábrica] são fortes”, continuou o diretor da Lotus.

A Lotus atendeu todos os pedidos feitos pelo ex-piloto de Ferrari e McLaren, e Permane acredita que Kimi esteja feliz no time. O dirigente destacou que é fácil trabalhar com o finlandês e elogiou o qualidade do feedback de seu novo contratado.

“É muito fácil trabalhar com ele, muito, muito, na verdade – nenhuma queixa”, disse Permane. “O feedback dele é excelente, ele passa um tempo enorme com os engenheiros vendo as coisas, analisando os dados e nos dizendo o que quer”, contou.

“Pelo que posso ver, ele primeiramente está feliz com o carro que demos a ele, mas também tem outras coisas — as coisas que ele pediu quando chegou, o tipo de volante que queria, o banco, o cinto de segurança, coisas desse tipo. Nós também demos os freios que ele queria. Ele conseguiu tudo. Acho que ele está muito feliz”, concluiu Permane.


Fonte: Warm Up

Sem comentários: