31 de janeiro de 2012

Williams irá revelar FW34 pouco antes de testá-lo


A Williams anunciou que lançará o seu carro de 2012 - o FW34 - pouco antes do início da pré-temporada em Jerez, no dia 7 de fevereiro. A equipe não irá realizar um evento de lançamento formal, apenas irá revelar o modelo um pouco antes de colocá-lo na pista.

O FW34 é o primeiro carro produzido com um maior envolvimento da remodelada equipe técnica da Williams, e marca o reencontro da escuderia inglesa com a Renault, parceria bem-sucedida que perdurou oficialmente de 1989 a 1997.

A Williams manteve o venezuelano Pastor Maldonado como um dos seus pilotos para 2012, com Bruno Senna substituindo o compatriota brasileiro Rubens Barrichello no segundo carro.

Fonte: AutoRacing

Por agressão, Sutil é condenado a 18 meses em liberdade condicional

Corte de Munique considerou Adrian Sutil culpado pelos crimes de agressão e lesão corporal contra Eric Lux, após briga em uma boate de Xangai, na China. O piloto terá de cumprir 18 meses em regime de liberdade condicional e vai pagar multa de € 200 mil

Adrian Sutil foi condenado nesta terça-feira (31) a 18 meses em regime de liberdade condicional por ter agredido Eric Lux na noite de 17 de abril de 2011, em uma briga dentro de uma boate de Xangai, logo após o GP da China. A corte de Munique, através da juíza Christiane Thiemann, considerou o piloto culpado pelo crime de lesão corporal contra o executivo luxemburguês. Além da punição, Sutil terá de pagar multa de € 200 mil.

O piloto alemão feriu Lux, chefe-executivo do Grupo Genii e diretor da Lotus, na região do pescoço com uma taça de champanhe, ocasionado um corte profundo no executivo, que perdeu muito sangue e teve de levar 24 pontos para fechar o ferimento. Sutil e Lux estiveram presentes à boate de Xangai para celebrar a vitória de Lewis Hamilton no GP da China.

A justiça alemã levou dois dias para julgar o caso. Nesse tempo, a juíza Christiane Thiemann ouviu as testemunhas de acusação e defesa. Tanto Sutil quanto Lux deram suas respectivas versões da ocorrência.

O piloto, ex-Force India, admitiu a agressão contra o dirigente da Lotus, mas disse que esta não foi proposital. Entretanto, a corte de Munique teve acesso ao vídeo da briga em Xangai. As imagens mostraram Sutil sentado ao lado de Hamilton que foi convocado para depor, mas alegou compromissos profissionais; Lewis, por escrito, disse que não se lembra do episódio , antes da aproximação de Lux.

Sutil alegou que o golpe deferido contra Eric foi uma mera ‘cutucada’, mas avaliações da lesão ocasionada no executivo mostraram que a força que o piloto usou para ferir Lux foi de intensidade média.

Outra testemunha convocada para depor no julgamento, Jérôme D’Ambrosio, ex-Marussia Virgin e reserva da Lotus, compareceu ao tribunal de Munique, disse que ouviu barulho de vidros quebrados, mas alegou que não presenciou a briga.

Ainda não se sabe se Adrian poderá apelar da sentença da juíza Thiemann, mas a condenação coloca a carreira do piloto em xeque. Preterido pela Force India, que optou por substituí-lo pelo compatriota Nico Hülkenberg para 2012, Sutil tem, por enquanto, as portas fechadas na categoria, e até mesmo a sua superlicença para estar na F1 pode estar ameaçada de ser retirada pela FIA.


Fonte: Grande Prêmio

26 de janeiro de 2012

Diretor da Pirelli acredita em rápida adaptação de Räikkönen aos pneus

Paul Hembery também fez elogios ao nível atual da categoria. O dirigente britânico afirmou que a gama de pilotos do grid é a melhor. A F1 terá neste ano a presença de seis campeões mundiais

Paul Hembery, diretor de esportes a motor da Pirelli, acredita que Kimi Räikkönen vai se adaptar rapidamente aos novos pneus da F1. O finlandês, que ficou afastado da categoria por dois anos, testou pela Lotus entre segunda (23) e terça em Valência. Acostumado com os antigos compostos da Bridgestone, o nórdico de 32 anos afirmou que sua maior dificuldade nos testes foi exatamente como lidar com os novos pneus.

Em entrevista ao diário finlandês ‘Turun Sanomat’ em evento de lançamento dos pneus da F1 para o Mundial de 2012, Hembery falou que não teve muito contato com Kimi, tampouco com a Lotus, uma vez que os pneus disponibilizados para os testes em Valência foram de especificação de demonstração, mais duráveis.

“Estive com ele duas vezes. Ele é um cara tranquilo, nós não tivemos muito contato. Os pilotos nos procuram quando eles precisam de algo”, disse Hembery, lembrando que não teve um feedback da Lotus sobre as primeiras impressões de Raikkonen quanto aos novos pneus. “Nós não monitoramos tudo, era uma coisa restrita da Lotus”, acrescentou.

“Claro que vi seus comentários e será uma grande diferença para ele agora comparar com o que ele conhecia antes. Mas Kimi é um dos pilotos mais extraordinários que o esporte já viu, então ele vai aprender rápido”, complementou o diretor da Pirelli.

Hembery também falou sobre o atual nível dos pilotos da F1. Em 2012, a categoria terá seis pilotos campeões mundiais no grid de largada: Sebastian Vettel, Jenson Button, Lewis Hamilton, Räikkönen, Fernando Alonso e Michael Schumacher.

“Este é, provavelmente, o mais alto nível [de qualidade] de sempre. Particularmente quando você leva em consideração que há tantos outros pilotos muito talentosos que não ganharam um título”, afirmou. “Se o nível dos carros for alto, assim como o desempenho dos pilotos, certamente haverá corridas muito boas”, complementou o britânico.


Fonte: Grande Prêmio

24 de janeiro de 2012

Fotos: Kimi Räikkönen guia a Renault de 2010 no teste privado em Valência

O campeão de 2007 volta à Fórmula 1 esta temporada após dois anos no Campeonato Mundial de Rali












Fonte: LotusRenaultGP, Facebook, F1Zone Net

Räikkönen terá programa de testes mais intenso nesta terça, afirma Lotus

Alan Permane, diretor de operações de pista da equipe britânica, afirmou que Kimi Räikkönen vai focar no trabalho com o carro em diferentes níveis de combustível visando aprender mais sobre o comportamento dos pneus

Kimi Räikkönen volta ao circuito Ricardo Tormo, em Valência, para completar sua primeira bateria de testes com um carro de F1 em seu retorno à categoria. A Lotus planejou um programa de treinamento mais intenso para o campeão mundial de 2007 nesta terça-feira (24), que inclui maior acúmulo de quilometragem e trabalho com diferentes níveis de combustível, além da busca pela melhor adaptação aos pneus da Pirelli.

O finlandês de 32 anos terá à sua disposição quatro jogos de pneus nesta terça. A fornecedora italiana disponibilizou compostos com especificação de demonstração, de maior durabilidade. Em seu primeiro teste em Cheste, na última segunda-feira, Kimi completou pouco mais de 300 km com o Renault R30, carro usado por Robert Kubica e Vitaly Petrov em 2010. A expectativa da Lotus é que o nórdico complete percurso maior em relação à primeira sessão.

Alan Permane, diretor de operações de pista da escuderia britânica, explicou o que será feito no segundo dia de testes com Kimi em Valência. “Vamos fazer mais alguns trechos com muito e com pouco combustível. E haverá algumas mudanças no acerto do carro, como fizemos algumas básicas hoje [segunda]”, declarou o engenheiro em entrevista à revista britânica ‘Autosport’. “Também haverá alguns procedimentos sutilmente diferentes do que ele vivenciou na Ferrari, apenas para dar velocidade antes de ele guiar o novo carro”, acrescentou.

Ciente do tempo que Raikkonen ficou afastado das pistas, Permane ressaltou que o finlandês teve total liberdade em seu primeiro dia de teste no circuito valenciano. “Não se trata de um teste tradicional, tem mais relação em fazer o que ele quer fazer [na pista] e obter maior velocidade. Fizemos um plano de execução muito preso a ele [na segunda]. Mas eu disse a Kimi pela manhã que ‘o teste é para você e se você quiser fazer algo diferente, tudo bem, deixe-nos saber’.”

Kimi deixou a F1 no fim de 2009, última temporada em que o reabastecimento foi adotado. Dessa forma, o piloto terá de se acostumar a guiar um carro mais pesado, sobretudo no começo das corridas. O diretor da Lotus reforçou que um dos grandes focos da equipe está em lidar com essa grande diferença, que influi diretamente no desempenho.

“Fizemos pequenas mudanças no acerto e andamos com o carro de tanque cheio porque isso é algo que ele não fez ainda, já que ele deixou a F1 antes da proibição do reabastecimento. Isso lhe deu a sensação de um carro com 150 kg só em nível de combustível, sendo que a diferença é de 4s ou 5s por volta. O plano é fazer mais do mesmo na terça”, finalizou o engenheiro.

Fonte: Grande Prêmio

20 de janeiro de 2012

Lotus apresenta pela internet carro para temporada de 2012 da F1

O carro da Lotus será lançado no dia 5 de fevereiro por meio do site da equipe. Kimi Räikkönen será o primeiro piloto a acelerar o modelo de 2012, em Jerez de la Frontera

A Lotus anunciou nesta sexta-feira (20) que vai apresentar seu novo carro por meio de seu site em 5 de fevereiro, às 17h no CET (Horário Central Europeu), ou 14h de Brasília. O endereço do time na web (www.lotusf1team.com) já ostenta uma imagem anunciando a data e a hora do lançamento.

O carro será apresentado ao público dois dias antes dos primeiros testes de pré-temporada de 2012, que vão acontecer no circuito espanhol de Jerez de la Frontera e terão duração de quatro dias. O time aposta em Kimi Räikkönen, campeão de 2007, para chegar às vitórias pela primeira vez já neste ano e lutar por títulos nos próximos.

O finlandês, como principal piloto da equipe, terá o dever de acelerar o modelo pela primeira vez, nos dias 7 e 8. Romain Grosjean assume o comando em 9 e 10. A Lotus também vai colocar Räikkönen para pilotar um Renault de 2010 em Valência, na próxima semana, com pneus de teste da Pirelli.

Fonte: Grande Prêmio

19 de janeiro de 2012

Para Alonso, volta de Räikkönen faz "subir o nível" da disputa

Espanhol elogia finlandês, contram quem lutou pelo título em 2005 e 2007 e diz que há 14 pilotos em condições de ganhar

Para Fernando Alonso, a volta de Kimi Räikkönen e a consequente presença recorde de seis campeões mundiais no grid da temporada 2012 só faz aumentar sua vontade de conquistar o terceiro título mundial.

“O fato de ter seis campeões ajuda a subir o nível do campeonato e, quanto mais campeões ou pilotos de alto nível haja, ficamos mais contentes porque o desafio e a vontade de ir bem em um ano com tantos campeões é maior para todos”, afirmou ao TotalRace.

Perguntado pelo TotalRace sobre Räikkönen, o espanhol mostrou-se contente com o retorno do campeão de 2007, contra quem lutou diretamente pelo título em duas ocasiões: em 2005 e no ano da conquista do finlandês.

“A volta de Kimi seguramente é uma grandíssima notícia para todos nós, não apenas para a Fórmula 1, como também para os espectadores, para as pessoas que amam as corridas, porque é um piloto com muito talento, que sempre respeitou a todos e contra quem sempre foi muito bom competir e lutar no roda a roda.”

Contabilizando todos os pilotos que já venceram GPs ou que mostraram plenas condições de fazê-lo, Alonso considera que ao menos metade do grid tem plenas condições de subir ao lugar mais alto do pódio.

“Juntando todos os que ganharam GPs, somos em 12. Então são uns 14 pilotos com capacidade de ganhar uma corrida a qualquer domingo e o carro for bom. Isso pode ser muito divertido para os torcedores.”

Fonte: TotalRace

18 de janeiro de 2012

Ex-companheiro de Hamilton, Alonso garante: "Ele é melhor do que Vettel"

Fernando Alonso, que foi companheiro de Lewis Hamilton na McLaren, garantiu que o piloto britânico é melhor que Sebastian Vettel. Na opinião do titular da Ferrari, o germânico ainda não atingiu o mesmo nível do campeão de 2008

Fernando Alonso e Lewis Hamilton não tiveram uma relação muito fácil nos tempos em que dividiram as atenções na McLaren, mas nem por isso o espanhol deixa de reconhecer o talento do campeão de 2008.

Em entrevista a revista alemã ‘Sport-Bild’, Alonso garantiu que Lewis é um piloto melhor que o atual campeão, Sebastian Vettel.

“Lewis é muito rápido, agressivo e totalmente focado, ele só se interessa pela vitória. Sebastian ainda não atingiu este nível”, avaliou Fernando. “Eu sei que ele é bicampeão mundial, mas ele ainda está um pouco atrás do nível que Lewis estabeleceu”, opinou.

Na temporada passada, Vettel assegurou seu segundo título consecutivo na F1, encerrando o ano com 392 pontos, 165 a mais que Hamilton, que foi o quinto no Mundial.

Fonte: Grande Prêmio

10 de janeiro de 2012

Lewis Hamilton faz ensaio fotográfico de moda para revista

Piloto da McLaren, Lewis Hamilton participou de um ensaio de moda para homens na última edição da revista internacional GQ Magazine. As imagens foram feitas com Hamilton em meio a carros antigos. Os looks do piloto-modelo são no estilo “retrô”.





Fonte: GLOBOESPORTE.COM

9 de janeiro de 2012

Lotus confirma estreia de Räikkönen para final de janeiro em Valência

Kimi Räikkönen vai testar um carro da Lotus, antiga Renault, nos dias 23 e 24 de janeiro em Valência. O piloto vai guiar o carro usado pela equipe francesa em 2010, com pneus de exibição

A Lotus, antiga Renault, confirmou que Kimi Räikkönen vai voltar a pilotar um carro de F1 nos dias 23 e 24 de janeiro, em Valência. O finlandês vai participar de dois dias de treinos com o carro usado pela equipe francesa em 2010.

Räikkönen, que admitiu não entrar em um F1 desde o GP de Abu Dhabi de 2009 – ainda pela Ferrari –, vai poder usar o dois dias de atividades para se readaptar aos monopostos. O piloto vai guiar um carro de duas temporadas atrás, pois o regulamento da F1 não permite treinos com equipamentos mais novos.

Apesar de começar o trabalho de retorno à F1, o finlandês não vai poder conhecer os novos pneus Pirelli, já que os compostos da fabricante italiana continuam restritos a atividades oficiais. No lugar, Kimi vai usar os mesmos pneus usados em exibições.

Räikkönen já havia afirmado, no mês passado, que é justamente a adaptação aos novos compostos o que mais preocupa no retorno à F1. “Eu não acho que tenha perdido velocidade. A adaptação aos pneus é a parte mais difícil, claro, mas eu não estou realmente preocupado. Aprender sobre os pneus Pirelli será a coisa mais importante, pois é algo diferente do que eu já tinha experimentado anteriormente”, disse.

Em 2009, quando deixou a F1, a fornecedora de pneus ainda era a Bridgestone.

Fonte: Grande Prêmio

5 de janeiro de 2012

Hamilton aposta em novo carro e diz que McLaren será mais forte em 2012

A McLaren vai estar forte em 2012, acredita Lewis Hamilton. O inglês disse que o carro deste ano aparenta ser bem melhor que o MP4-26. O campeão de 2008 deseja ver a equipe com bons resultados já nos primeiros testes da pré-temporada

Lewis Hamilton acredita em uma McLaren forte na temporada de 2012, mesmo admitindo que a Red Bull já começa o ano como favorita. O inglês entende que o novo carro será bem melhor do que o MP4-26 no começo de 2011, quando mostrou desempenho ruim logo nos primeiros testes da pré-temporada no circuito Ricardo Tormo, em Valência.

Questionado pelo diário italiano ‘La Gazzetta dello Sport’ se a Red Bull inicia mais uma temporada da F1 como o time a ser batido, Lewis não teve dúvida. "Certamente. Caberá a nós superá-los. Pelo que eu tenho visto, no entanto, a nova McLaren parece muito melhor que a do ano passado", comentou.

"Basicamente, a Red Bull é uma evolução dos conceitos aerodinâmicos introduzidos em 2009. Ao longo de 2011, o progresso foi fenomenal, alcançando seu ápice, quase sem apresentar problemas. Nós, ao contrário, quando tínhamos a mesma confiabilidade, não tínhamos a mesma performance", comparou o campeão de 2008.

Hamilton também que seu desejo é ver a McLaren competitiva já nos primeiros testes da pré-temporada, marcada para o primeiro fim de semana de fevereiro, em Jerez de la Frontera. "Durante o inverno você sempre sonha em chegar ao começo da temporada com um carro que seja rápido de imediato. [Mas] isso não tem acontecido nos dois últimos anos. Eu quero que aconteça neste", afirmou. "Se nós começarmos bem, vamos ficar no topo mais facilmente."

O inglês fez questão ainda de rejeitar qualquer pressão extra por causa de seu companheiro, Jenson Button, que foi bem melhor que Lewis em 2011. Hamilton destacou a harmonia com seu colega de McLaren.

"Jenson é muito rápido e juntou uma equipe técnica muito forte em torno de si. Eu gostaria de estar à frente dele sempre e não estou feliz que o oposto aconteça", disse. Hamilton fechou o último Mundial em quinto lugar, enquanto seu companheiro foi vice-campeão.

"No entanto, psicologicamente não é absolutamente nenhum problema. Além disso, ele é um cara aberto e alegre, com quem eu posso trabalhar bem", elogiou. "Seria bom lutar pelo campeonato de 2012 com ele. E isso está nas mãos da McLaren", afirmou.

Apesar da temporada de crise pessoal e profissional ao longo de 2011, com resultados ruins e muitas críticas e polêmicas, Hamilton disse que não se sente abalado. "Só um piloto venceu mais que Jenson e eu: Sebastian Vettel. Então não foi ruim, no final das contas", cravou.

Fonte: Warm Up

Fotos: Räikkönen visita fábrica da Lotus e faz molde para novo banco

A Lotus, antiga Renault, começou os trabalhos para 2012 logo na primeira semana do ano. Nesta quinta-feira (5), a equipe recebeu a visita de Kimi Räikkönen, que pôde conferir o novo carro





O ano de 2012 já começou na Lotus, antiga Renault. Nesta quinta-feira (5), a equipe botou Kimi Räikkönen para trabalhar desde cedo, com os preparativos para a nova temporada. O finlandês esteve na fábrica do time, em Enstone, onde pôde conferir o progresso do novo carro, além de fazer o molde para o banco.

Por meio do Twitter, a equipe se disse ansiosa com a visita do campeão de 2007 e divulgou duas fotos do finlandês. Räikkönen foi flagrado em momentos de bastante concentração dentro e fora do carro. O piloto ainda não estava com o uniforme oficial da equipe, mas já vestia preto e dourado, além de um boné inteiramente branco e sem patrocinadores.

Fonte: Grande Prêmio

3 de janeiro de 2012

Hamilton grava músicas em Londres


Lewis Hamilton está curtindo um novo hobby, revelou o jornal britânico "The Sun".

O piloto da Mclaren gravou uma série de músicas no estilo "R&B", em um estúdio localizado em Londres onde nomes como Robbie Williams e Kylie Minogue, já gravaram álbuns.

Os fãs do campeão de 2008 ficarão desapontados, pois as músicas foram gravadas para "o próprio prazer" de Hamilton e um disco com as canções não será lançado publicamente.

Uma fonte anônima revelou ao The Sun:

"Poucas pessoas sabem que Hamilton tem gravado músicas em seu tempo livre. Ele já gravou várias músicas no estilo R&B que agradam ao seu gosto, mas no momento ele está focado na Formula 1, então nenhuma de suas músicas será revelada ao público".

Fonte: AutoRacing