24 de janeiro de 2012

Räikkönen terá programa de testes mais intenso nesta terça, afirma Lotus

Alan Permane, diretor de operações de pista da equipe britânica, afirmou que Kimi Räikkönen vai focar no trabalho com o carro em diferentes níveis de combustível visando aprender mais sobre o comportamento dos pneus

Kimi Räikkönen volta ao circuito Ricardo Tormo, em Valência, para completar sua primeira bateria de testes com um carro de F1 em seu retorno à categoria. A Lotus planejou um programa de treinamento mais intenso para o campeão mundial de 2007 nesta terça-feira (24), que inclui maior acúmulo de quilometragem e trabalho com diferentes níveis de combustível, além da busca pela melhor adaptação aos pneus da Pirelli.

O finlandês de 32 anos terá à sua disposição quatro jogos de pneus nesta terça. A fornecedora italiana disponibilizou compostos com especificação de demonstração, de maior durabilidade. Em seu primeiro teste em Cheste, na última segunda-feira, Kimi completou pouco mais de 300 km com o Renault R30, carro usado por Robert Kubica e Vitaly Petrov em 2010. A expectativa da Lotus é que o nórdico complete percurso maior em relação à primeira sessão.

Alan Permane, diretor de operações de pista da escuderia britânica, explicou o que será feito no segundo dia de testes com Kimi em Valência. “Vamos fazer mais alguns trechos com muito e com pouco combustível. E haverá algumas mudanças no acerto do carro, como fizemos algumas básicas hoje [segunda]”, declarou o engenheiro em entrevista à revista britânica ‘Autosport’. “Também haverá alguns procedimentos sutilmente diferentes do que ele vivenciou na Ferrari, apenas para dar velocidade antes de ele guiar o novo carro”, acrescentou.

Ciente do tempo que Raikkonen ficou afastado das pistas, Permane ressaltou que o finlandês teve total liberdade em seu primeiro dia de teste no circuito valenciano. “Não se trata de um teste tradicional, tem mais relação em fazer o que ele quer fazer [na pista] e obter maior velocidade. Fizemos um plano de execução muito preso a ele [na segunda]. Mas eu disse a Kimi pela manhã que ‘o teste é para você e se você quiser fazer algo diferente, tudo bem, deixe-nos saber’.”

Kimi deixou a F1 no fim de 2009, última temporada em que o reabastecimento foi adotado. Dessa forma, o piloto terá de se acostumar a guiar um carro mais pesado, sobretudo no começo das corridas. O diretor da Lotus reforçou que um dos grandes focos da equipe está em lidar com essa grande diferença, que influi diretamente no desempenho.

“Fizemos pequenas mudanças no acerto e andamos com o carro de tanque cheio porque isso é algo que ele não fez ainda, já que ele deixou a F1 antes da proibição do reabastecimento. Isso lhe deu a sensação de um carro com 150 kg só em nível de combustível, sendo que a diferença é de 4s ou 5s por volta. O plano é fazer mais do mesmo na terça”, finalizou o engenheiro.

Fonte: Grande Prêmio

Sem comentários: