14 de abril de 2012

Alonso, nono colocado, mostra preocupação com rivais de trás

Espanhol diz que treino representa posição da Ferrari, mas alerta para Lotus e Red Bull

Fernando Alonso acredita que o resultado obtido no treino classificatório para o GP da China, em Xangai, reflete a atual posição da Ferrari.

O espanhol, líder do Mundial, garantiu a nona posição no grid de largada para a terceira etapa da temporada. Enquanto isso, seu companheiro de equipe, Felipe Massa, foi eliminado na segunda fase do treino e assegurou o 12º lugar.

“A posição foi parecida com o que obtivemos na Malásia”, comparou o bicampeão mundial, que largou em oitavo antes de vencer em Sepang. “Essa é mais ou menos nossa posição em classificações. Na corrida, normalmente melhoramos em ritmo.”

Contudo, Alonso se mostrou alerta com dois rivais que considera mais forte para as corridas: Romain Grosjean, da Lotus, e Sebastian Vettel, da Red Bull. O francês não marcou tempos no Q2, enquanto o atual campeão mundial declarou “não ter sido rápido o suficiente”.

“É verdade que há, atrás de nós, gente que é mais rápida, como Grosjean e Vettel. Mesmo que tentemos fazer ultrapassagens, o pessoal de trás está mais rápido que nós”, disse Alonso.

Mesmo que o alemão tenha sofrido durante o treino classificatório, Alonso não descarta o rival na luta por boas posições no domingo.

“A Red Bull, neste ano, não está mais um segundo à frente de todos, então as classificações e a corrida são mais difíceis”, analisou. “É preciso fazer tudo de maneira perfeita, já que um erro pode te deixar fora do Q3. Talvez este tenha sido o caso. Mas isso não significa que eles não possam fazer uma corrida fantástica. Ele [Vettel] largará em 11º tendo poupado um jogo de pneus novos. Vamos ver.”

Ainda assim, Alonso aponta as favoritas usuais para disputarem novamente o título em 2012. “No momento, temos visto algumas surpresas. A Williams foi muito rápida na Austrália, enquanto a Sauber tem feito um trabalho fantástico neste início de ano.”

“Mas acho que, no final das contas, para lutar pelo campeonato, apenas as equipes de ponta estarão lá. Elas têm a estrutura, o orçamento e a experiência de lutar pelo título. Então, acho que Red Bull, McLaren, Mercedes e, tomara, a Ferrari, estarão na luta.”

Apesar de citar a Ferrari, o espanhol reconhece que o time tem um longo caminho pela frente no trabalho de evolução do F2012. “Acho que o campeonato é a meta para a Ferrari todos os anos por causa de sua história, de sua paixão por vencer. Mas, obviamente, não somos estúpidos.”

“Sabemos que estamos bem atrás e que precisamos trabalhar. Um segundo é uma diferença grande a ser recuperada, mas o carro tem alguns grandes problemas em termos de aerodinâmica. Isso dá o otimismo de que possamos melhorar – talvez não um segundo, mas muito tempo, caso acertemos algumas coisas.”

“Esta é a prioridade. Uma vez que estivermos felizes com o carro, veremos qual é a diferença. No momento, ela é muito grande porque o carro não funciona.”


Fonte: Tazio

Sem comentários: