17 de março de 2012

Eliminado no Q1, Räikkönen assume erro em Melbourne e lamenta: “Não é o melhor começo”

Enquanto Romain Grosjean festejava a terceira colocação no grid de largada, Kimi Räikkonen amargou uma eliminação ainda no Q1 em seu retorno à F1 após dois anos correndo no WRC

Kimi Räikkönen ficou longe de ter o retorno dos sonhos à F1. O campeão mundial de 2007 disputou sua primeira sessão classificatória em pouco mais de dois anos, período em que esteve longe da categoria para se dedicar, principalmente, ao Mundial de Rali. O piloto de 32 anos amargou uma eliminação ainda no Q1 e não passou de um 17º lugar — ganhou uma posição após a punição de Sergio Pérez — no grid do GP da Austrália no treino deste sábado (17).

Räikkönen teve retorno extremamente oposto ao de Romain Grosjean. Assim como Kimi, seu novo companheiro de equipe na Lotus fez sua última corrida na F1 em Abu Dhabi, ainda em 2009. Mas pelo menos neste sábado, o franco-suíço teve desempenho muito melhor em Albert Park. Bem diferente do nórdico, Romain conquistou uma boa terceira colocação no grid, ficando atrás apenas dos carros de Lewis Hamilton e Jenson Button, ambos da McLaren.

Mas o experiente piloto não optou pela via mais fácil, a de culpar o desempenho de seu carro pelo revés, ao admitir que cometeu um erro enquanto tentava completar uma volta rápida no Q1. “Hoje não correu tão bem quanto o planejado. Não tive problemas com o carro; cometi um erro e houve um problema de comunicação, de modo que não pude completar outra volta”, lastimou Kimi. “Isso me custou uma boa posição de largada, mas é assim que às vezes acontece”, acrescentou.

Apesar de largar apenas à frente dos carros de Caterham, Marussia e HRT, Räikkonen entende que o novo Lotus E20 poderia lhe dar tranquilamente um lugar na segunda parte do treino. “Nós deveríamos ter ido facilmente para o Q2. Não é o melhor começo, mas nós vamos tentar acertar isso na corrida. O carro tem muita velocidade”, reconheceu.

Quanto ao problema que o atrapalhou tanto na pré-temporada quanto nos treinos livres iniciais em Melbourne, o finlandês disse que está tudo resolvido, se considerando pronto para disputar sua primeira corrida na F1 em mais de dois anos. “O volante está bom. Não está perfeito e nem como eu quero, mas isso não afeta minha condução. Certamente podemos fazer melhor do que um 18º, então vamos ver o que acontece”, concluiu Kimi.

Fonte: Grande Prêmio

Sem comentários: