21 de outubro de 2009

Coluna do Kimi Pós Brasil:
Sem muita sorte em Interlagos

Em primeiro lugar quero felicitar Jenson por vencer o campeonato: Eu sei como ele está se sentindo agora ... Ele teve um grande começo da temporada, vencendo seis das sete corridas, enquanto a segunda parte foi muito difícil para ele. Mas um campeonato é decidido pelos pontos que você ganha a partir de março e ele ganhou mais do que ninguém.

Este ano não tivemos a possibilidade de lutar pelo título mundial.

Nós não tivemos o desempenho certo para lutar pela vitória em cada corrida. Como esperávamos, tivemos uma semana difícil, também no Brasil, mas se não fosse o que aconteceu na primeira volta, eu teria sido capaz de ganhar um lugar no pódio. Tivemos alguns problemas com o desgaste nos pneus nas sessões livres de sexta-feira, mas conseguimos melhorar o setup do carro para que os tempos fossem competitivos na corrida. Quando há chuva, o qualfying se transforma em uma loteria.

Ficamos muito rápido com o pneu para pista molhada durante o fim de semana e eu estava sempre entre os três primeiros. Com os intermediários perdi aderência e se tornou mais difícil para mim. Eu ainda consegui ganhar a quinta posição na grid, que foi uma boa posição para a corrida. Eu tive um ótimo começo, beneficiado também do fato de que eu tinha pneus macios, enquanto os outros estavam com o composto duro. Eu tive uma boa saída no curva 3 e tentei atacar Webber, beneficio do KERS: ele subitamente mudou sua linha de corrida e antes que eu poderia até pensar eu acertei a grama com duas rodas e danifiquei a asa dianteira. Neste momento as minhas esperanças por um lugar entre os três primeiros terminaram.

Voltei para o Box e mudamos a estratégia para a corrida com apenas uma parada. Enquanto eu estava no pitlane vi o carro de Heikki na minha frente com a mangueira presa ao carro, o combustível saiu e bateu em mim até nos olhos. Eu estava em uma bola de fogo por um segundo: eu quase parei para sair do carro e quando estava nos meus olhos ainda doía.

Infelizmente na primeira parte da corrida eu estava preso há muito tempo atrás de Grosjean: quando ele parou eu tinha uma faixa livre. Considerando tudo o sexto lugar é um bom resultado, considerando que havia acontecido. Embora eu não gosto do fato de que perdemos pontos para a McLaren em uma corrida em que eles largaram atrás de nós. Agora estamos um ponto atrás na classificação: tudo pode acontecer em Abu Dhabi e vamos dar tudo para recuperar o terceiro lugar.

Tradução: Sami FKR.

Sem comentários: