Comissários afirmam que piloto britânico parou na pista após treino classificatório para ter o mínimo de combustível permitido no tanque
Lewis Hamilton foi punido pelos comissários do GP da Espanha e perdeu a pole position que havia conquistado, neste sábado, por não retornar aos boxes após completar o treino classificatório. (veja no vídeo ao lado). O britânico largará no fim do grid na prova de domingo. Com isso, todos os pilotos sobem uma posição no grid e a pole fica com Pastor Maldonado, da Williams. É a primeira pole da carreira do venezuelano e da equipe desde Nico Hulkenberg, no GP do Brasil de 2010.
Hamilton foi orientado pela McLaren a estacionar poucos metros após marcar a fantástica volta de 1m21s707, meio segundo à frente de Maldonado, no fim da atividade. O carro precisou ser rebocado até os boxes e o caso foi investigado pela FIA.
Segundo o regulamento, os pilotos devem levar seus carros ao parque fechado logo após o fim do treino com o mínimo de 1 litro no tanque para fornecer como amostra à FIA.
O chefe da escuderia McLaren, Martin Whitmarsh, afirmou que o carro possuía 1,3 litros no tanque, mas não explicou a razão para o piloto parar na pista. Os comissários afirmam que o carro não tinha combustível suficiente para retornar aos boxes com a quantia mínima exigida de 1 litro e por isso parou no circuito. O piloto foi excluído do treino classificatório, mas terá permissão para largar no GP da Espanha deste domingo.
- Os comissários receberam um comunicado do diretor de prova dizendo que após o treino, uma quantidade de combustível foi requerida do carro 4, no entanto, o piloto falhou em retornar aos boxes, o que é requerido pelo artigo 6.6.2 da FIA. Os comissários ouviram o chefe da equipe, Sr. Sam Michael, que disse que o carro parou no circuito por razões de força maior. Um membro da equipe colocou uma quantidade insuficiente no tanque do carro, que precisou ser parado no circuito para ser possível fornecer a quantidade requerida de combustível para análise. Como a quantidade de combustível do carro é de controle do competidor, os comissários não aceitaram isso como caso de força maior – explicou os comissários em comunicado.
De acordo com as regras, apenas em circunstâncias de força maior aceita pelos comissários os pilotos são permitidos parar antes de retornar aos boxes. Não é permitido parar deliberadamente por não ter combustível suficiente para completar a volta com a quantidade mínima exigida, o que significaria menos peso durante a volta rápida, resultando em vantagem sobre os adversários.
Confira o grid de largada para o GP da Espanha (após punição a Hamilton):
1 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - 1m22s285
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m22s302
3 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - 1m22s424
4 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - 1m22s487
5 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m22s533
6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m23s005
7 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - Sem tempo
8 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - Sem tempo
9 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - Sem tempo
Eliminados no Q2:
10 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m22s944
11 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m22s977
12 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m23s125
13 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - 1m23s177
14 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - 1m23s265
15 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - 1m23s442
16 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m23s444
Eliminados no Q1:
17 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - 1m24s981
18 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - 1m25s277
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - 1m25s507
20 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - 1m26s582
21 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - 1m27s032
22 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - 1m27s555
23 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - 1m31s122 (acima dos 107%)
Punido:
24 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m21s707 - punido
Fonte: GLOBOESPORTE.COM
12 de maio de 2012
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