31 de agosto de 2011

FIA muda calendário, tira a Turquia e mantém o Brasil como encerramento

Bahrein é anunciado como a quarta prova, em 22 de abril, e volta dos Estados Unidos acaba remarcada para o fim da temporada, em 18 de novembro

Após uma reunião do Conselho Mundial de Esporte a Motor, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou um novo calendário para a temporada 2012 da Fórmula 1. As principais novidades são a volta do Bahrein em 22 de abril (não houve corrida neste ano por causa dos problemas políticos), a saída da Turquia e a remarcação do GP dos Estados Unidos para o fim do ano, em 18 de novembro. O Brasil continua como encerramento, em 25 de novembro.

Após as reclamações dos indianos, a corrida em Nova Déli, que estreia em 2011, volta para o fim do campeonato em 2012. Ela será parte de uma dobradinha com a corrida na Coreia do Sul. O início do campeonato também terá um intervalo de três semanas entre a corrida no Bahrein e na Espanha, onde será marcado o retorno dos testes durante a temporada, em Mugello, na Itália.

Outra mudança sentida foi o aumento das férias de verão da categoria. Normalmente com duração de quatro semanas, elas terão cinco em 2012, já que o GP da Bélgica foi empurrado uma semana para a frente para fazer uma dobradinha com a Itália.

Confira o novo calendário da temporada 2012 da Fórmula 1:

18/3 - GP da Australia (Melbourne)
25/3 - GP da Malásia (Sepang)
15/4 - GP da China (Xangai)
22/4 - GP do Bahrein (Sakhir)
13/5 - GP da Espanha (Barcelona)
27/5 - GP de Mônaco (Monte Carlo)
10/6 - GP do Canadá (Montreal)
24/6 - GP da Europa (Valência)
8/7 - GP da Inglaterra (Silverstone)
22/7 - GP da Alemanha (Hockenheim)
29/7 - GP da Hungria (Hungaroring)
2/9 - GP da Bélgica (Spa-Francorchamps)
9/9 - GP da Itália (Monza)
23/9 - GP de Cingapura (Marina Bay)
7/10 - GP do Japão (Suzuka)
14/10 - GP da Coreia do Sul (Yeongam)
28/10 - GP da Índia (Nova Déli)
4/11 - GP de Abu Dhabi (Yas Marina)
18/11 - GP dos Estados Unidos (Austin)
25/11 - GP do Brasil (Interlagos)

Fonte: GLOBOESORTE.COM

Sobre 2008, Massa afirma que nada mudou: "Sou exatamente o mesmo"

Apesar da queda de rendimento depois da melhor temporada de sua carreira, Felipe Massa nega que o acidente sofrido na Hungria e a paternidade modificaram seu desempenho como piloto

Praticamente todos os grandes resultados conquistados por Felipe Massa na F1 foram obtidos nas suas primeiras três temporadas pela Ferrari, entre 2006 e 2008: 11 vitórias, 15 poles, 12 voltas mais rápidas. O ápice foi o vice-campeonato mundial celebrado há três anos, perdendo o título para Lewis Hamilton por apenas um ponto na épica última volta do GP do Brasil. De lá para cá, muita coisa mudou para o brasileiro de 30 anos. Além do grave acidente sofrido na sessão classificatória do GP da Hungria de 2009, Felipe foi pai pela primeira vez em novembro do mesmo ano.

Massa, no entanto, negou que tais fatores tenham afetado seu desempenho nas pistas. “Sou exatamente o mesmo. É verdade que não consigo os resultados de antes, mas a ambição que tenho e o empenho que coloco são os mesmos”, declarou o sexto colocado do Mundial de Pilotos em entrevista concedida ao diário espanhol ‘El País’.

Ao fazer menção ao acidente em Budapeste e também à paternidade, Felipe disse que nada disso o acompanha quando está no cockpit da Ferrari de número 6. “As duas coisas fizeram com que eu ganhasse muita experiência. Mas nada disso me afeta quando entro no carro. Nesse momento, você não se lembra de nada”, comentou. “Eu me esqueço do meu filho, da minha mulher, do meu pai e da minha mãe”, continuou Massa.

O piloto deu como exemplo seu primeiro companheiro de equipe na Ferrari, Michael Schumacher, para justificar que a paternidade não influencia em seu rendimento como piloto. “Michael ganhou muitos títulos sendo pai. As pessoas falam muito. No entanto, é claro que esses dois anos foram os mais intensos da minha vida”, salientou.


Fonte: Grande Prêmio

Alonso sonha com Newey na Ferrari: "É o cara certo para o sucesso"

Fernando Alonso disse que sonha em vencer pela Ferrari e afirmou que gostaria de ter Adrian Newey projetando os carros do time. Espanhol também disse que Sebastian Vettel seria bem-vindo na escuderia de Maranello

Após a dobradinha da Red Bull no GP da Bélgica, Fernando Alonso reconheceu a superioridade dos rivais e afirmou que gostaria de ter Sebastian Vettel e Adrian Newey, o projetista do RB7, na Ferrari. Na visão do espanhol, trabalhar na equipe de Maranello é o sonho de muitas pessoas envolvidas com a F1.

“No momento, temos que parabenizar os nossos oponentes. Eles estão fazendo um trabalho fantástico”, disse Alonso.

Em entrevista ao site alemão ‘AutoBild’, Alonso destacou a importância de Newey para o sucesso da Red Bull e afirmou que sonha em conquistar um título na sua atual equipe. “Adrian Newey é o cara certo para o sucesso”, comentou. “Meu sonho é vencer pela Ferrari. Tenho certeza que muitos engenheiros querem trabalhar para a Ferrari. Newey poderia vir para a Ferrari”, brincou.

O bicampeão destacou que a carreira de um piloto só está completa se ele já guiou pela equipe italiana e afirmou que Vettel é bem-vindo no time.

“Muitos pilotos querem correr pela Ferrari, Sebastian é definitivamente bem-vindo”, disse Alonso. “Se você não guiou pela Ferrari, sua carreira está incompleta”, encerrou.


Fonte: Grande Prêmio

29 de agosto de 2011

Webber diz que só emparelhou na Eau Rouge porque era contra Alonso

Após ultrapassar Fernando Alonso em uma manobra que os dois ficaram lado a lado em plena Eau Rouge, Mark Webber admitiu que, pelo risco, não tentaria emparelhar contra qualquer piloto

Embora o vencedor do GP da Bélgica tenha sido Sebastian Vettel, Mark Webber ganhou quase tanto destaque quanto o companheiro de equipe após a corrida realizada neste domingo (28). Tudo por conta da ultrapassagem do australiano em cima de Fernando Alonso em plena Eau Rouge, que é feita de pé embaixo e não deveria comportar dois carros lado a lado.

Webber explicou que os dois pilotos sabiam do risco da manobra e, por isso, um deles precisaria dar espaço ao outro. “Naquela volta, nós estávamos lado a lado nos aproximando da Eau Rouge, ambos usando o Kers. Bater não era uma opção, então um de nós precisava aliviar. Eu tinha uma trajetória um pouco melhor, então foi Fernando quem recuou primeiro”, descreveu.

Justamente pelo risco da ultrapassagem, o piloto australiano, que conseguiu a ultrapassagem sobre o adversário da Ferrari, admitiu que não dividiria a Eau Rouge com qualquer rival, pelo contrário, só arriscou, pois estava disputando com um bicampeão mundial.

“Ele é um piloto consagrado e ele sabe quando é a hora de recuar, mas esse foi um momento em que prendi a minha respiração. A minha atitude seria diferente se fosse com outro piloto. No final isso funcionou para mim, mas talvez em Monza seja a vez dele tentar uma manobra dessas”, encerrou.

Fonte: Grande Prêmio

28 de agosto de 2011

Vettel agradece Red Bull por carro confortável em curvas velozes de Spa

Sebastian Vettel comemorou a vitória no GP da Bélgica e agradeceu à Red Bull pelo carro confortável nas velozes curvas do circuito de Spa-Francorchamps

Sebastian Vettel ficou muito satisfeito por conta de os temores em relação ao desgaste dos pneus no início do GP da Bélgica não terem resultado em problemas na corrida. O vencedor em Spa-Francorchamps afirmou que o carro da Red Bull estava muito forte e o deixou confortável para levá-lo ao limite.

O atual campeão da F1 declarou que deu tudo certo em relação à troca precoce de pneus. "Tivemos muitas preocupações indo para a corrida, depois de todo o desgaste aos pneus na classificação. Assumimos muito risco. Tínhamos razão de confiar que ficaríamos bem, mas, se ninguém no paddock te dá garantias... Você não fica confortável, então nós dois paramos cedo", disse. "O principal objetivo era ver como os pneus se comportavam depois de algumas voltas", emendou o piloto.

Vettel não se esqueceu de elogiar muito o trabalho da Red Bull, que o levou à vitória depois de três corridas vendo rivais no topo do pódio. "O ritmo foi muito bom na corrida. Eu estava confortável e, sem muito esforço, pude andar no mesmo nível dos caras da frente. Depois do safety-car, era crucial passar Fernando e construir uma vantagem. Isso me deixou mais confortável", falou.

"Depois disso, a corrida precisou de mais gerenciamento do que o normal. Tenho de dizer que o carro funcionou brilhantemente e, comparado aos anos anteriores, estivemos muito competitivos. Estou muito feliz com o resultado e com a maneira com que gerenciamos a corrida e os pneus. Temos de aprender com isso e focar na próxima corrida", acrescentou.

O líder do campeonato, com 259 pontos, disse que vencer em Spa é muito importante, até porque ano passado abandonou depois de um acidente com Jenson Button. "É bom completar a corrida e não bater, desta vez!", brincou. "Vencer aqui significa muito. É um ótimo circuito. Eu aproveitei todas as voltas hoje. O carro estava fantástico de pilotar, fazendo o que eu queria. É ótimo ter aquelas curvas e, se você se sente confiante no carro, fica ainda mais divertido", finalizou Vettel.


Fonte: Warm Up

Massa fala em corrida estranha em Spa e lamenta furo no pneu no fim

Felipe Massa completou o GP da Bélgica neste domingo (28) na oitava colocação. O brasileiro relatou problemas de rendimento com a Ferrari e lamentou o furo no pneu na parte final da prova

Felipe Massa definiu como "estranha" a corrida deste domingo (28) na Bélgica, onde a F1 disputou a 12° etapa da temporada. O brasileiro cruzou a linha de chegada na oitava posição e relatou problemas com o rendimento da Ferrari e lamentou o furo no pneu, que o fez ter de fazer um pit-stop extra já na parte final da prova.

"Foi uma corrida estranha hoje para mim", disse o piloto. "Nas primeiras voltas, eu estava absolutamente na briga com os ponteiros, mas depois comecei a ter problemas com os pneus e o carro também não estava mais tão bem equilibrado", explicou.

"Nós tivemos uma melhora no rendimento com os pneus médios, mas isso talvez tenha acontecido por conta do ajuste que fizemos na asa dianteira durante o pit-stop. Mesmo assim, não fomos rápidos o suficiente, como ficou evidente e aí acho que já era tarde demais", completou o ferrarista.

Massa também exaltou o bom desempenho da Mercedes durante a prova. "Além disso, tive um problema com o furo do pneu esquerdo, e isso significou uma parada a mais nos boxes. Na disputa com Nico Rosberg, mesmo usando a asa móvel, não consegui passá-lo. Eles estavam muito fortes hoje com relação à velocidade", disse.

"No mais, ainda tive dificuldades nas curvas de baixa velocidade, o que me impediu de alcançar um resultado melhor. Agora, vamos para Monza, que é a casa da Ferrari. E eu realmente quero um bom resultado lá", encerrou.

Fonte: Grande Prêmio

Webber destaca tática da Red Bull para evitar bolhas nas voltas iniciais

Mark Webber destacou o resultado no GP da Bélgica ressaltando o trabalho feito pela Red Bull junto com os pilotos para minimizar o prejuízo das bolhas nos pneus nas primeiras voltas da corrida

Mesmo terminando na segunda colocação, Mark Webber se disse satisfeito com a dobradinha da Red Bull no GP da Bélgica, realizado neste domingo (28), em Spa-Francorchamps. O australiano ressaltou a importância do trabalho da equipe austríaca para conseguir o resultado, destacando o debate interno do time em relação ao problema no uso dos pneus nas primeiras voltas.

A discussão ocorreu, pois a FIA determinou que os carros não poderiam receber pneus novos entre o Q3 do treino classificatório e a largada deste domingo. Assim, mesmo com bolhas nos pneus, a Red Bull – e as demais equipes no top-10 – foram obrigadas a procurar soluções para o começo da prova.

“O resultado de hoje foi provavelmente um dos melhores como uma equipe. Passamos por muito estresse desde a última noite, mas nos saímos bem ao colocar os pilotos na discussão para entender como poderíamos passar a salvo pelo GP, dando o feedback à equipe de como os pneus estavam”, declarou.

Fora o problema inicial, quando a Red Bull deu apenas quatro voltas antes de ir aos boxes, Mark Webber ainda revelou um problema no rádio, que o obrigou a ficar mais tempo na pista com o segundo jogo de pneus. “Era para eu ter parado quando Sebastian foi aos boxes, mas eu tive um problema no rádio. Eu perguntei se era para eu parar, mas não ouvi nada”, disse.

Outra dificuldade apontada pelo australiano foi uma falha no sistema de largada, que o derrubou da terceira para a oitava colocação nas luzes verdes. “A largada foi terrível. Eu puxei a alavanca, mas o sistema anti-travagem logo funcionou. Sebastian teve um problema semelhante, então foi um jeito frustrante de começar a corrida”, contou.

Por fim, Webber admitiu que tinha ficado chateado com as falhas na corrida, mas destacou o duelo com Fernando Alonso na metade da prova quando os dois pilotos quase se tocaram em um acirrado duelo na Eau Rouge.

“A maior parte da corrida eu segui pagando o problema da largada. Nós ficamos muito, muito próximos na Eau Rouge, mas eu usei o Kers, tive um espaço e aproveitei a chance. Nós não damos muito espaço, por isso foi uma boa batalha. Foi recompensador que deu tudo certo. É possível fazer um duelo desses com Fernando, que é um piloto reconhecido mundialmente e sabe quando é preciso parar”, encerrou.


Fonte: Grande Prêmio

Hamilton lastima acidente e entende que poderia ter sido top-3 na Bélgica

Depois de abandonar o GP da Bélgica por conta de um forte acidente envolvendo também Kamui Kobayashi no fim da reta Kemmel, em Spa-Francorchamps, Lewis Hamilton lastimou pela McLaren e disse também que mal se lembra da batida

Lewis Hamilton sofreu um forte acidente neste domingo (28) em Spa-Francorchamps. O piloto da McLaren disputava a quarta posição do GP da Bélgica com Kamui Kobayashi e emparelhou com o nipônico na longa reta Kemmel. Pouco antes da Les Combes, os carros dos pilotos, em alta velocidade, se tocaram, e o campeão mundial de 2008 levou a pior: bateu de frente no guard-rail e teve de abandonar uma corrida em que o pódio, em sua opinião, era bastante possível.

Em entrevista à emissora britânica BBC, Hamilton deixou claro que não se recorda das circunstâncias que antecederam o acidente. "Não estou muito certo sobre o que aconteceu, para ser sincero. Eu só me recordo de ter batido no guard-rail. Bati muito forte no guard-rail", explicou.

Lewis pediu desculpas à McLaren por seu abandono . “Foi uma pena pela equipe. Estávamos em uma boa posição. Não foram muitas as corridas em que abandonei neste ano, de modo que essa é apenas mais uma", disse o britânico. O GP da Bélgica foi apenas o segundo em que o britânico não concluiu em 2011. O outro abandono foi no caótico GP do Canadá.

Hamilton falou que seu carro não conseguia se aproximar dos rivais nos trechos mais rápidos de Spa-Francorchamps. “Acho que nós estávamos na luta. Por alguma razão, fomos muito lentos na reta. Muito, mas muito lentos, mesmo. Acho que tínhamos downforce demais”, salientou o piloto, fazendo menção à opção da McLaren pelo acerto em seu MP4-26.

“Todos estavam se afastando de mim nas retas e eu só conseguia acompanha-los no miolo. No entanto, acho que ainda estávamos em uma boa posição e éramos capazes de lutar, tanto que eu passei uma Ferrari Felipe Massa. Acho que talvez poderíamos ter conseguido pelo menos um pódio”, finalizou Hamilton, que agora caiu para quinto colocado no Mundial de Pilotos com 146 pontos, 113 a menos que o líder da temporada, Sebastian Vettel.

Fonte: Grande Prêmio

Vettel vence sétima no ano, encerra "jejum" e amplia vantagem

Sebastian Vettel vence novamente na Bélgica e se aproxima ainda mais do bicampeonato

Os problemas da Red Bull parecem que ficaram para trás depois de um mês de férias da F1. Depois de três corridas fora da ponta, a Red Bull de Sebastian Vettel voltou ao ponto mais alto do pódio no Grande Prêmio da Bélgica. Com o resultado, o alemão chega a 259 pontos e fica cada vez mais próximo de alcançar o bicampeonato da categoria.

A Red Bull tem ainda mais motivos para comemorar pois o segundo colocado foi Mark Webber, que teve de fazer uma prova de recuperação após problemas na largada. Jenson Button fez uma corrida de recuperação e conseguiu terminar em terceiro depois de largar em 13º.

Após uma largada movimentada, com batidas e problemas nos pneus de McLaren e Red Bull, Nico Rosberg colocou o carro momentaneamente na ponta em Spa Francorchamps, mas foi superado poucas voltas depois por Vettel.

O atual campeão chegou a ser superado algumas vezes pro outros pilotos durante o GP belga, mas depois da segunda metade da prova, reassumiu a ponta e não foi mais incomodado.

Largando em sétimo, Bruno Senna errou logo na primeira curva, bateu, quebrou o bico e foi parar nas últimas posições, terminando a prova em 13º. Felipe Massa não conseguiu lutar por posições, foi afetado duas vezes por problemas nos pneus e acabou em oitavo. Rubens Barrichello também teve problemas com seu carro e com os adversários e terminou em 16°.

GP da Bélgica - classificação final:

1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 44 voltas
2º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 3s7
3º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 9s6
4º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 13s0
5º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 47s4
6º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 48s6
7º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 59s7
8º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1min06s0
9º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), a 1min11s9
10º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), a 1min17s6
11º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 1min23s9
12º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1min31s9
13º. Bruno Senna (BRA/Lotus Renault), a 1min32s9
14º. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault), a 1 volta
15º. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), a 1 volta
16º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1 volta
17º. Jérôme D'Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), a 1 volta
18º. Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth), a 1 volta
19º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), a 1 volta


Não terminaram:
Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari)
Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth)
Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes)
Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari)
Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari)


Fonte: Terra

27 de agosto de 2011

Alonso pede pista seca, mas diz que limite no grid de Spa era quarto lugar

Fernando Alonso não ficou satisfeito com a chuva, mas acha que, mesmo em condições ideais, o limite para a Ferrari era a quarta ou a quinta colocações

A chuva que cai no circuito de Spa-Francorchamps desde a sexta-feira não agrada Fernando Alonso. O piloto da Ferrari está torcendo por pista seca no domingo (27) de corrida, para que tenha mais chances de pular da oitava posição no grid para as primeiras colocações.

"Se estiver seco, como a previsão diz, podemos nos recuperar e brigar na frente. Eles têm vantagem em condições frias, pois conseguem aquecer os pneus, mas têm a desvantagem do desgaste dos pneus. Não é segredo que não gostamos de condições frias e ficamos felizes quando está quente", afirmou o espanhol de 30 anos.

Apesar de não gostar da chuva, Alonso acredita que, mesmo com sol, não teria chance de buscar a ponta. Fernando acha que a quarta posição era o limite. "O tráfego foi um dos fatores para eu não ter completado nenhuma volta limpa no Q3, mas, além disso, não somos competitivos para brigar pela pole. Em condições perfeitas, poderíamos ter ficado em quarto ou quinto lugar", resignou-se.

Alonso vai dividir a quarta fila com Bruno Senna. O espanhol tem 145 pontos, distante 89 do líder Sebastian Vettel.


Fonte: Grande Prêmio

Maldonado é punido por batida em Hamilton


Pastor Maldonado, da Williams, perdeu cinco posições no grid de largada para o Grande Prêmio da Bélgica de Formula 1, a ser realizado amanhã, no circuito de Spa Francorchamps.

O venezuelano foi punido por ter sido considerado culpado em uma batida com Lewis Hamilton, da Mclaren, no fim do Q2, na sessão classificatória realizada hoje na pista belga.

Os dois pilotos bateram seus carros na Bus Stop, enquanto Hamilton estava em sua volta rápida, depois Maldonado deu a impressão de ter jogado seu Williams contra o Mclaren do inglês, quando os pilotos se dirigiram à La Source.

Maldonado foi considerado culpado pelos comissários de prova e dessa maneira, deixa de largar na 16ª posição, para largar no 21º lugar.

Hamilton recebeu uma advertência dos comissários, mas acabou não sendo punido.

Fonte: AutoRacing

Vettel elogia RB7 no seco, mas evita prever vitória: "Tudo pode acontecer"

Bastou a pista secar para Sebastian Vettel exibir novamente bom desempenho com o carro da Red Bull. Pole-position do GP da Bélgica, o atual campeão do mundo, no entanto, pregou cautela para a corrida

Sebastian Vettel conquistou neste sábado (27), em Spa-Francorchamps, sua nona pole-position na temporada, confirmando a supremacia da Red Bull, que sempre largou na posição de honra em 2011. Por muito pouco, o domínio do time de Milton Keynes foi ameaçado por Lewis Hamilton, que marcou o melhor tempo do treino já com o cronômetro zerado no circuito belga. Mas Vettel garantiu a pole em seguida ao marcar 1min48s298. Após conquistar mais um bom resultado, o alemão disse que o rendimento do RB7 foi muito melhor com pista seca. Evitando falar em favoritismo, o atual campeão do mundo entende que o GP da Bélgica será imprevisível.

Em todo o fim de semana, Sebastian liderou o único treino que vale, o segmento final da classificação. Antes, com pista molhada, tanto nos treinos livres, como no Q1 e no Q2, o tedesco não conseguiu andar no mesmo ritmo dos adversários na Bélgica. Por isso, a estratégia era correr para entrar no grupo dos dez primeiros que foram à superpole. “Foi um treino difícil o tempo todo. No Q1 e no Q2, com condições complicadas, e com o circuito secando muito rápido, deixando complicado o uso dos intermediários, o objetivo principal era avançar.”

“Eu não me senti confortável no começo, mas no Q2 demos um grande passo à frente. Eu redescobri Spa, encontrando algumas tangências melhores do que em todo o fim de semana, e no Q3, tivemos certeza que estava seco o suficiente para usar pneus para pista seca, mas sabíamos que se não chovesse, a definição iria até à última volta”, acrescentou Vettel, já prevendo o desfecho da classificação.

No Q3, com a pista seca, o líder da temporada conseguiu impor o melhor ritmo da Red Bull e confirmou a superioridade da equipe na classificação. “Fiquei feliz com o carro no fim, no seco, e ele parecia estar cada vez mais rápido. Não foi um treino fácil, com as condições mudando, mas aqui, como vimos hoje, tudo é possível”, declarou.

Sobre a corrida, Vettel preferiu não fazer qualquer previsão. “Esta é uma das corridas em que tudo pode acontecer do começo até o fim, vamos ver. A melhor previsão aqui é olhar para o alto e ver o que está acontecendo”, comentou, fazendo menção ao clima e, ao mesmo tempo, demonstrando otimismo, principalmente se não chover. “Tivemos bom equilíbrio com o seco, no fim da classificação, não me senti confortável. Ainda no molhado, encontramos o caminho e devemos estar prontos para amanhã, é uma corrida longa e estou ansioso por isso”, encerrou.


Fonte: Grande Prêmio

Foto: de contrato renovado, Webber faz 35 anos e ganha festa da Red Bull

Mark Webber completa 35 anos de idade neste sábado (27) em Spa-Francorchamps. Como presente pelo aniversário, além da festa promovida pela Red Bull, o australiano ganhou a renovação de contrato com o time taurino até o fim de 2012

O fim de semana é mesmo de celebrações em Spa-Francorchamps. Depois de Michael Schumacher, que na última sexta-feira comemorou 20 anos de sua estreia na F1, o sábado (27) marca o aniversário de Mark Webber, que completa 35 anos de idade. Como presente pela data, o australiano ganhou uma festa da Red Bull, que lhe deu um bolo estilizado com o mapa de seu país-natal. De quebra, o piloto recordista de largadas na história da equipe de Milton Keynes — 86 GPs —, teve seu contrato renovado até o fim de 2012.

Mark fará em 2012 sua sexta temporada como titular da Red Bull, equipe que atualmente detém os títulos mundiais de pilotos e também de construtores.



Fonte: Grande Prêmio

Com pista molhada, Vettel larga em 1º; Bruno Senna é sétimo

Em final de treino emocionante e com variação de pilotos na liderança, quem se deu melhor foi Sebastian Vettel. O campeão mundial bateu Lewis Hamilton já com o cronômetro zerado e garantiu mais uma pole na temporada. Bruno Senna faturou a sétima colocação do grid em Spa

A pista molhada em Spa Francorchamps na Bélgica acabou bagunçando um pouco o grid de largada para o GP de domingo. Contudo, a hegemonia da Red Bull foi mantida com o alemão Sebastian Vettel fazendo o melhor tempo da classificação. Retornando a F1 na prova belga, Bruno Senna larga em sétimo.

A pista secando e molhando continuamente, cena comum em Spa, e que foi recorrente em todo fim de semana, acabou deixando o grid indefinido até o último segundo. Sebastian Vettel cravou 1min48s289 na sua última tentativa, quando Lewis Hamilton tinha acabado de tomar momentaneamente a ponta.

O inglês conseguiu ao menos o segundo lugar no grid. Em terceiro, larga a outra Red Bull com Mark Webber. Felipe Massa acompanha o australiano na segunda fila do circuito belga. Atrapalhado por um carro do Team Lotus no Q2, Rubens Barrichello larga em 14º.

O destaque, porém, foi de Bruno Senna, que estreia este fim de semana pela Renault Lotus. O brasileiro se deu bem com a pista molhada e conseguiu a sétima posição no grid de largada, a frente de seu companheiro de equipe, Vitaly Petrov.

Confira o grid de largada para o Grande Prêmio da Bélgica:

1º Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) -1min48s298
2º Lewis Hamilton (ING/McLaren) -1min48s730
3º Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min49s376
4º Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min50s256
5º Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min50s552
6º Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min50s773
7º Bruno Senna (BRA/Renault) - 1min51s121
8º Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min51s251
9º Sergio Perez (MEX/Sauber) - 1min51s374
10º Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1min52s303
11º Sebastien Buemi (ALE/Toro Rosso) -2min04s692
12º Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) -2min04s757
13º Jenson Button (ING/McLaren) - 2min05s150
14º Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 2min07s349
15º Adrian Sutil (ALE/Force India) - 2min07s777
16º Pastor Maldonado (VEN/Williams) - 2min08s106
17º Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - 2min08s354
18º Paul Di Resta (ESC/Force India) - 2min07s758
19º Jarno Trulli (ITA/Lotus) - 2min07s773
20º Timo Glock (ALE/Virgin) - 2min09s566
21º Jerome D''Ambrosio (BEL/Virgin) - 2min11s601
22º Daniel Ricciardo (AUS/Hispania) - 2min11s616
23º Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania) - 2min13s077
24º Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - sem tempo

Fonte: Terra

26 de agosto de 2011

Hamilton diz que teve sorte ao evitar acidente em sessão de treino livre

Piloto quase perdeu controle do carro ao passar sobre rio que cruzava pista

Lewis Hamilton disse que teve sorte em evitar um forte acidente durante os treinos desta sexta-feira para o GP da Bélgica. O piloto da McLaren quase perdeu o controle do carro ao entrar na Blanchimont, trecho de alta velocidade para a esquerda do circuito de Spa-Francorchamps. A pista estava molhada e Hamilton usava pneus intermediários.

- Havia um enorme rio atravessando a pista e eu estava passando a uns 240 km/h. Tive sorte de estar atento para corrigir o carro, senão poderia ter saído nas quatro rodas. Estou feliz de estar em forma - explicou.

Com as equipes proibidas de fazer alterações significativas nos carros alterar entre qualificação e corrida aliada às condições de tempo instáveis esperadas para o resto do fim de semana, Hamilton acredita que a escolha dos ajustes de pressão aerodinâmica e câmbios serão cruciais para qualquer chance de vitória .

O inglês foi o quinto mais rápido na primeira sessão e ficou com o quarto melhor tempo na segunda série de treinos livres.

Fonte: GLOBOESPORTE.COM

Segundo tempo em treinos anima Alonso, que vê Ferrari forte em Spa

Depois do segundo melhor tempo nos treinos livres desta sexta-feira (26) em Spa-Francorchamps, Fernando Alonso se mostrou confiante em uma boa atuação da Ferrari no fim de semana belga

Fernando Alonso se mostrou otimista quanto ao desempenho da Ferrari nesta sexta-feira (26), primeiro dia de treinos livres para o GP da Bélgica, o 12° da temporada. O espanhol terminou o dia na segunda colocação da tabela, a pouco mais de um décimo do tempo de Mark Webber, da Red Bull, o mais rápido das duas sessões de hoje.

O ferrarista afirmou ainda que não vê razão para mudanças no acerto do carro vermelho, mas ressaltou que a instabilidade do clima na região do veloz circuito belga torna difícil qualquer previsão para o fim de semana. Mesmo assim, Alonso vê, além da Red Bull, McLaren e Mercedes como rivais fortes para prova em Spa.

"Ainda que eu tenha somente dado algumas voltas com pista seca, a minha avaliação é positiva do dia de hoje. O carro tem um bom acerto, está equilibrado e não há razão para mudanças para o restante do fim de semana. Claro que é sempre complicado obter uma imagem real depois de um dia como esse, mas é como disse, acho que começamos com o pé direito aqui", afirmou.

"E isso é muito importante porque nunca é bom alterar o ajuste do carro de sexta para sábado e correr o risco de iniciar o dia da classificação no escuro. De qualquer forma, acho que a Red Bull está muito forte aqui, assim como a McLaren e a Mercedes", completou.


Fonte: Grande Prêmio

25 de agosto de 2011

Webber descarta novo domínio de Vettel em 2011: "Isso está acabado"

Mark Webber afirmou que Sebastian Vettel não vai mais conseguir emplacar sequência de cinco ou seis vitórias seguidas em 2011. O australiano explicou que as rivais evoluíram em pistas que a Red Bull era favorita

Depois de assistir ao companheiro Sebastian Vettel vencer seis das primeiras oito corridas da temporada 2011 da F1, Mark Webber afirmou nesta quinta-feira (25), que o domínio do alemão chegou ao fim. O australiano admitiu que as outras equipes melhoraram bastante, por isso as próximas etapas serão ainda mais disputadas.

“Isso está acabado. Eu acho que ele não vai ter mais cinco, seis ou sete vitórias seguidas. Isso não vai acontecer. As corridas vão ser mais disputadas, mas sempre entre os mesmos pilotos. Os mesmos rapazes vão continuar a vencer, e eu espero fazer parte deles”, declarou.

Para justificar o porquê de não acreditar em um novo domínio do alemão, Mark Webber disse que mesmo em pistas em que a Red Bull é considerada favorita as outras equipes conseguiram superá-la. “Esse ano tem sido disputado em todas as etapas. Se você lembrar Budapeste ou Silverstone, onde já tivemos bom desempenho, Sebastian foi levado até o limite por Lewis Hamilton. Então, as coisas ficaram mais complicadas para a gente em termos de vantagem que tínhamos nos nossos melhores circuitos”, explicou.

Por outro lado, o australiano espera que o time austríaco possa reverter a situação em provas em que historicamente tem encontrado dificuldades como Monza ou Spa, por conta das características dos circuitos não serem propícias a um carro baseado em downforce.

“Vamos ver, então, se em pistas que não íamos tão bem, se podemos brigar pela vitória. Vamos ver o que acontece nas próximas três semanas, primeiro aqui e depois em Monza. No Canadá, o carro não estava tão ruim, nós fomos competitivos e aprendemos bastante sobre pistas com pouca downforce”, disse.

Para o GP da Bélgica, em especial, o experiente piloto optou por não apontar um favorito. “Eu acho que teremos um final de semana disputado, para ser honesto. Não há uma vantagem clara entre Ferrari, McLaren e Red Bull. Vai ser um GP emocionante, assim como vimos nas últimas corridas”, falou.

Além de não acreditar em uma nova fase dominante de Vettel, Webber também descartou que o campeonato já esteja praticamente ganho pelo companheiro de equipe. “Se Sebastian não terminar duas corridas, então o campeonato ainda não está definido. Ainda faltam oito corridas, ele está em uma boa posição, mas não está completamente confortável”, explicou.

Webber disse, ainda, que os pneus podem ser a chave para a Red Bull voltar a vencer nessa segunda metade da temporada. Apesar disso, o australiano se negou a dizer o quanto a equipe tem evoluído no desenvolvimento dos compostos Pirelli. “Nós estamos fazendo tudo o que podemos para entendê-los. É claro que eu não vou sentar aqui e dizer todo o nosso progresso. O automobilismo é assim e nós jogamos esse jogo”, explicou.

Por fim, Mark Webber afirmou que confia no trabalho feito por Adrian Newey, projetista do time, para que a equipe consiga voltar a brigar pelo lugar mais alto do pódio. “Adrian é um cara que não pensa em resultados, ele pensa em desempenho e em como nos fazer melhores independente do quão perto os adversários estejam. Nós não vamos reagir pensando no que pode ou não funcionar. É uma melhora gradativa, mas quando algo sai errado, você olha o que os outros estão fazendo. Mas aí você não vira as coisas de cabeça para baixo, há muitas coisas para vermos nos carros e descobrir onde está o problema”, encerrou.

Fonte: Grande Prêmio

24 de agosto de 2011

Vettel: "Spa é tudo com que um piloto sonha"

Alemão revelou que sua curva favorita não é a Eau Rouge, mas sim a Pouhon

Sebastian Vettel não guardou elogios à pista de Spa-Francorchamps, que sedia no próximo domingo o GP da Bélgica. O líder da temporada da F1 classificou que o circuito possui "tudo com que um piloto sonha".

"[A pista tem] curvas incrivelmente rápidas e chicanes travadas. E o clima sempre reserva muitas surpresas", descreveu. "Pode estar chovendo em um minuto e, no outro, o sol pode estar brilhando de novo", disse.

Vettel fez menção especial às curvas mais velozes de Spa, Eau Rouge e Blanchmont, as quais considera não tão complicadas para os carros atuais da categoria no seco, mas ainda difíceis para pilotagem no molhado. "No seco, essas curvas podem ser contornadas sem problemas, mas quando chove, a história é diferente. Você tem que ter muita precisão para acelerar ali", declarou.

Mas a parte favorita do circuito para o jovem alemão é a Pouhon, curva de duas pernas, contornada em sexta marcha na parte baixa do autódromo. "Você põe o carro em sexta [marcha], levanta o pé do acelerador por um momento e, de repente, está a 280 km/h na curva", detalhou.

O atual campeão da F1, que leva 85 pontos de vantagem na liderança do campeonato, está com um pequeno jejum de vitórias nas últimas três corridas, e disse estar ansioso por retornar à ação após as férias de verão. "Mal posso esperar para voltar ao carro", completou.


Fonte: Tazio

Massa diz que Ferrari deve focar na briga por vitórias no restante de 2011

Felipe Massa afirmou que a Ferrari precisa focar em vencer o maior número de corridas possível até o final da temporada 2011, deixando o resultado do campeonato em segundo plano

De volta das férias de verão e se preparando para o GP da Bélgica, Felipe Massa apareceu de ânimo renovado. Mesmo com a Ferrari só tendo vencido uma vez nas primeiras onze etapas da temporada 2011, o brasileiro seguiu o chefe de equipe, Stefano Domenicali, e afirmou que a equipe italiana precisa continuar focada nas vitórias e colocar o campeonato em segundo plano.

“Então nós chegamos às ultimas oito corridas da temporada, o que significa que ainda temos um monte de etapas pela frente, e eu concordo com Domenicali que, como uma equipe, nós precisamos tentar vencer o máximo de corridas possível e tentar marcar o máximo de pontos, sem olhar a situação do campeonato”, declarou o brasileiro ao site oficial da Ferrari.

Massa, aliás, não se intimidou com o jejum de pódios em 2011 e disse que quer voltar a vencer na F1. “Certamente, de um ponto de vista pessoal, meu objetivo mais imediato é tentar obter a minha primeira vitória no ano. Os próximos meses não vão ser fáceis, mas nos estamos certos de que não iremos desistir”, ressaltou.

A Ferrari tem boas chances de conseguir um resultado satisfatório na Bélgica, pois as características da pista longas retas e curvas de alta, que exigem pouca downforce – favorecem ao equipamento italiano. Apostando nisso, o brasileiro revelou que o time de Maranello utilizará novos componentes em Spa-Francorchamps.

“Nós estamos levando algumas atualizações aerodinâmicas para Spa, incluindo novas asas. Tudo parece estar indo na direção em que esperávamos, então eu espero que possamos ter um bom final de semana”, acrescentou.

Além das atualizações no carro, Massa recordou o triunfo em 2008 conseguindo após uma punição a Lewis Hamilton – para se inspirar em conseguir um bom resultado. “Como a maioria os pilotos, eu amo guiar em Spa e eu tenho algumas boas memórias da vitória em 2008 e terminando em segundo no ano anterior. Enquanto isso, no ano passado, eu fiquei fora do pódio ao terminar em quarto. Eu vou tentar repetir 2008!”, concluiu
.

Fonte: Grande Prêmio

Kimi Räikkönen testa carro da Peugeot para Le Mans

Kimi Räikkönen testou o carro da Peugeot para Le Mans e foi elogiado pela equipe

O finlandês Kimi Räikkönen testou o Peugeot 908, carro que a montadora francesa usa para correr em Le Mans, nesta quarta-feira no circuito espanhol de Aragon. Kimi agradou no teste e se mostrou feliz com o resultado.

"Eu apreciei este teste com Peugeot. O 908 é um carro muito divertido de pilotar", disse Kimi, que atualmente disputa o Campeonato Mundial de Rali(WRC).

O campeão da Fórmula 1 em 2007 dividiu o cockpit do carro com Franck Montagny, Stéphane Sarrazin, Simon Pagenaud e Alexander Wurz. Ele cobriu uma série de 35 voltas neste circuito, no qual nunca havia pilotado.

"Kimi se adaptou rapidamente ao carro e nos deu um feedback valioso na parte técnica. É sempre interessante para obter ajuda de pilotos como Kimi", disse Pascal Dimitri, chefe de equipe da Peugeot Sport.

Fonte: Terra

23 de agosto de 2011

Tom Cruise pilota Red Bull em circuito da Califórnia e impressiona Coulthard

Antes de fazer uma exibição com o carro da Red Bull em Austin, no Texas, David Coulthard instruiu o ator Tom Cruise, que completou 24 voltas com o RB6 no circuito de Willow Springs, na Califórnia, no último dia 15

Tom Cruise deu um tempo nas gravações de seu novo filme, Missão Impossível 4, Protocolo Fantasma, para aceitar o convite da Red Bull e testar o carro da equipe campeã do mundo em uma sessão privada no sul da Califórnia. O ator norte-americano de 49 anos guiou o RB6 no circuito de Willow Springs, na cidade de Rosamond, e foi acompanhado por David Coulthard, ex-piloto e embaixador do time de Milton Keynes, que ficou impressionado com seu desempenho.

O evento fez parte da excursão que a Red Bull fez aos Estados Unidos visando promover a categoria na América do Norte. Além da ida à Califórnia, o time também fez uma exibição em Austin, cidade-sede do GP no país em 2012.

O teste foi realizado na segunda-feira da semana passada (15), mas só foi divulgado oito dias depois. Em sete horas de sessão, o ator percorreu 24 voltas em Willow Springs e atingiu como velocidade máxima 291 km/h. Antes, em um carro de passeio, Tom andou ao lado de Coulthard para se familiarizar com o circuito californiano.

Já com o RB6, o escocês completou algumas voltas antes de entregar a condução do bólido a Cruise, que teve os dados de telemetria comparados com os do veterano, que hoje milita no DTM. A evolução dos tempos de volta de Tom, da primeira até à última, foi de 11s.

Cruise, que ficou conhecido, entre tantos outros filmes, por sua atuação em ‘Dias de Trovão’, que teve a Nascar como tema, impressionou Coulthard. “Tom realmente sabe o que faz. Fiquei surpreso ao ver o quão rápido ele pegou a mão do carro e se mostrou talentoso. Sua habilidade é incrível, considerando a complexidade em se guiar um F1. Ele é um cara que também faz coisas impressionantes na vida real. Ele me impressionou”, afirmou o escocês.


Fonte: Warm Up

21 de agosto de 2011

Räikkönen vai testar carro da Le Mans, mas evita falar sobre futuro

Kimi Räikkönen vai testar o carro da Peugeot que foi campeão da Le Mans em 2009. Há rumores de que o finlandês possa competir nas 24 Horas de Le Mans em 2012, mas o piloto negou ter planos para seu futuro profissional

Kimi Räikkönen vai participar de um teste com um carro da Le Mans Series na próxima quarta-feira (24). O finlandês vai pilotar o modelo da Peugeot que venceu o campeonato de 2009, o 908 LMP1.

Räikkönen, que foi campeão mundial de F1 pela Ferrari em 2007, atualmente compete no WRC e já participou de provas da Truck Series. Há chances de que o teste de quarta seja o primeiro passo para uma possível negociação para que o piloto seja inscrito nas 24 Horas de Le Mans do ano que vem pela equipe francesa.

Por outro lado, o próprio Räikkönen já afirmou não ter certeza sobre seu futuro profissional, inclusive sem descartar um possível retorno à F1. “Eu não sei. Mesmo que me perguntem a mesma coisa de mil maneiras diferentes, a resposta permanece a mesma”, destacou. “E, se eu não sei, então ninguém sabe sobre meu futuro também”, cravou.

Fonte: Grande Prêmio

19 de agosto de 2011

Alonso tem boas recordações de sua parceria com Hamilton


Fernando Alonso tem algumas boas recordações de sua única temporada ao lado de Lewis Hamilton em 2007.

A disputa dos dois na McLaren foi considerada altamente tumultuada, mas Alonso insiste que sua única discussão foi com o gerenciamento da equipe britânica, na época liderado por Ron Dennis.

"Se fôssemos companheiros em outra equipe, teria sido uma luta bem mais limpa e real", disse Alonso, que terminou a temporada empatado com Hamilton e apenas um ponto atrás de Kimi Räikkönen.

Relembrando 2007, ele explicou ao jornal espanhol Marca: "Você sempre aprende nos momentos difíceis. Aquele ano foi bom, Lewis e eu aprendemos muito. Quando você divide uma equipe com um piloto de ponta, aprende a crescer junto. Melhora em termos de preparação para as corridas e até mesmo seu estilo de pilotagem, porque compartilha a telemetria, portanto foi uma ótima experiência".

Quanto a 2011, a Ferrari agora está mudando seu foco para 2012, com Alonso admitindo que alcançar Sebastian Vettel, da Red Bull, será quase impossível. "A Ferrari não pode ir para as corridas sem pensar em vencer, mas somos realistas e sabemos como é difícil. Precisamos que Vettel tenha falhas".

O espanhol está muito mais confiante em relação a 2012. "É claro que podemos alcançá-los (Red Bull). As regras mudaram, os difusores soprados serão proibidos, então a filosofia no desenvolvimento e no túnel de vento tem de mudar".

Ele afirmou que as recentes mudanças estruturais na Ferrari já fizeram diferença. "Eu notei mais desejo e otimismo geral, mais velocidade na tomada de decisões, mais coragem no desenvolvimento. Sim, melhoramos a estrutura e nosso modo de trabalhar".


Fonte: AutoRacing

11 de agosto de 2011

Villeneuve: Título de Räikkönen na Formula 1 não foi merecido

Kimi Räikkönen não merecia o título que ganhou em 2007, e só o conquistou porque teve sorte, de acordo com Jacques Villeneuve


Räikkönen venceu o campeonato de 2007 pela Ferrari após superar uma desvantagem de 17 pontos nas duas corridas finais da temporada. Villeneuve acredita que o companheiro de equipe de Räikkönen, Felipe Massa, merecia mais.

"Se Kimi venceu o campeonato, o fez por sorte, porque ele não merecia. Felipe merecia muito mais. Ele sempre foi mais competente do que Kimi e era fácil batê-lo".

O campeão mundial de 1997 disse que não entende as críticas a Massa por suas performances neste ano, com o brasileiro sendo ofuscado pelo companheiro Fernando Alonso. Villeneuve avalia que Massa está tendo um bom desempenho.

"O problema é que Alonso chegou e rapidamente se tornou poderoso dentro da Ferrari", acrescentou ele. "Quando isso acontece, gera uma energia que as pessoas da equipe colocam dentro de você, neste caso, em Alonso. Parece que se o carro vencer, só será com ele. Isso cria uma situação difícil para o outro piloto, que tem de trabalhar dobrado".

"Isso é o que Felipe precisa fazer. Ele tem velocidade. É capaz de pilotar forte, de trabalhar no carro. Não tenho dúvidas a respeito disso. Porém, ele precisa fazer ainda mais, porque é a equipe de Alonso, o que é normal, considerando que ele é bicampeão mundial. É a lógica. Se seu companheiro é bicampeão, é normal que a equipe se concentre nele".

"Ele (Massa) venceu corridas e quase um campeonato, talvez dois. É um grande piloto. No momento, está andando forte na Ferrari. Eu não entendo as pessoas que o criticam".

Fonte: AutoRacing

9 de agosto de 2011

Diretor já trabalha no filme sobre disputa entre Hunt e Lauda

Pilotos protagonizaram luta pelo título do campeonato de 1976, vencido pelo inglês

Em entrevista ao site oficial da F1, o diretor americano Ron Howard, de “Apollo 13”, “Uma Mente Brilhante” e “O Código Da Vinci”, revelou que já está trabalhando no projeto de um filme sobre a disputa entre James Hunt e Niki Lauda no campeonato de 1976.

Naquele ano, o austríaco sofreu um grave acidente durante o GP da Alemanha, em Nurburgring, e perdeu a grande vantagem que tinha na classificação geral após as primeiras nove etapas.

Mesmo ficando duas corridas de fora, ele manteve a liderança até a penúltima etapa do ano. Na corrida final, no circuito de Fuji, no Japão, Lauda desistiu após a primeira volta por causa de uma forte chuva, e Hunt conquistou o seu único título mundial, com um terceiro lugar.

Howard, explicou que, ao contrário do documentário Senna, o novo filme será uma ficção baseada em fatos reais, com atores interpretando os personagens, e que será uma produção de entretenimento não apenas para as pessoas que acompanham a F1 regularmente.

“Peter Morgan [de “A Rainha” e “Frost/Nixon”], que escreveu o roteiro, conhece Niki Lauda há algum tempo e começou procurar informações sobre 1976, quando Niki sofreu o seu acidente e literalmente ressurgiu das cinzas como uma fênix para lutar com James Hunte pelo título. Peter escreveu um roteiro fascinante, não apenas para fãs da F1, mas também todo viciado em esportes será atraído pelos personagens extraordinários.”

“A história tem muitos elementos que todos podem se interessar. Veja, por exemplo, o ambiente pessoal de James Hunt”, disse o cineasta.

Ele também explicou que ainda não definiu os atores que devem interpretar os personagens e que foi ao GP da Inglaterra deste ano para começar a sua pesquisa, além de algumas conversas com Lauda.

“Fui à Silverstone no mês passado para meu primeiro estudo de campo e estou planejando visitar mais algumas corridas do campeonato nesta temporada.”

Fonte: Tazio

7 de agosto de 2011

Alonso não desiste e diz: "Ferrari tem obrigação moral de pensar em título"

Fernando Alonso deixou claro que não vai desistir de seguir lutando pelo tricampeonato, ainda que a diferença que o separa do líder, Sebastian Vettel, seja de 89 pontos, faltando oito provas para o fim da temporada

Levando em conta os resultados das últimas quatro provas do Mundial em 2011 (Europa, Inglaterra, Alemanha e Hungria), nenhum piloto marcou tantos pontos quanto Fernando Alonso. Depois de anotar 76 dos 145 pontos na temporada, o espanhol seguiu para as férias de verão pensando em descanso, mas também no tricampeonato. Faltando oito provas para o fim do campeonato, a diferença que separa Alonso do líder, Sebastian Vettel, é de 89 pontos. Apesar de reconhecer a dificuldade em alcançar o piloto da Red Bull, o asturiano deixou claro que o título é, obrigatoriamente, a meta final da Ferrari.

Durante o Wrooom Summer, evento realizado pela Ferrari para integrar a equipe e a imprensa, que está sendo realizado em Madonna di Campiglio, Fernando disse em entrevista coletiva que jamais vai desistir de lutar pelo tricampeonato e apostou em uma reviravolta no campeonato, ainda que a Red Bull seja a equipe dominante.

“Temos de tentar vencer o maior número de corridas possível”, comentou Alonso, quarto colocado do Mundial, com apenas quatro pontos de desvantagem para o vice-líder, Mark Webber. “Somos realistas e a situação do campeonato é essa, mas já vimos tantas vezes que pode haver mudanças. E depois de tudo, nós somos a Ferrari e temos obrigação moral, especialmente para os milhões de fãs no mundo, de sempre pensar no objetivo máximo.”

“Nós jamais podemos dizer que vamos disputar as oito corridas sem ter o campeonato em mente. Nós vamos sempre ter o olho no título, pelo menos, até que não haja a menor chance”, reiterou Fernando, acreditando que poderá repetir o feito alcançado em Silverstone e subir novamente no lugar mais alto do pódio em 2011. “Claro, devemos começar a vencer e temos esperança de que Vettel cometa mais erros ou tenha alguns problemas”, acrescentou.

Stefano Domenicali, quando questionado sobre qual nota daria para a temporada da Ferrari até a pausa no verão europeu, deu 6. Já Fernando se esquivou de atribuir um número para avaliar o time, mas não deixou de fazer seu balanço. “De 9 a 10 é para quem está liderando o campeonato, mas não foi uma temporada tão ruim para nós até agora.”

“Com certeza, o começo foi bastante difícil”, lembrou o bicampeão mundial. “Esperávamos um começo melhor, mas não fizemos isso. Na China, passamos por aquele que possivelmente foi o pior momento, porque simplesmente não conseguimos lutar pela vitória com a McLaren e a Red Bull, mas ficamos atrás também de Mercedes e talvez Renault, que marcou dois pódios. No entanto, depois disso, reagimos bem”, salientou o piloto, pedindo maior esforço de todos em Maranello, ao mesmo tempo em que fez elogios à sua adaptação à equipe.

“Ainda nos falta um pouco em todas as áreas, incluindo a dos pilotos, para estar no nível dos melhores. Entretanto, eu me sinto muito mais parte da equipe do que sentia há um ano. Em termos de pilotagem, não acho que eu já estive tão forte”, finalizou Fernando.

Fonte: Grande Prêmio

Vídeo: Wrooom Summer 2011 - Entrevista com Stefano Domenicali e Fernando Alonso



Fonte: ferrariworld