31 de janeiro de 2011

Fotos: Lotus Renault GP lançamento 2011

Lotus Renault GP 2011 hoje!










...

Schumacher afirma que qualquer piloto sente enjoo em simuladores

Após a Mercedes ter revelado que o alemão passou mal ao utilizar o simulador da equipe, Michael Schumacher afirmou que essa é uma reação normal de qualquer piloto

Depois de ter o fraco desempenho na temporada 2010 da F1 ligado ao enjoo sentido por utilizar o simulador da Mercedes, Michael Schumacher minimizou o mal estar alegando que esse tipo de problema é comum acontecer com os pilotos.

“Eu penso que quase todos os pilotos que eu conheço já sofreram com isso [enjoo]. Quando nós conseguimos o primeiro simulador na Ferrari, eu já tinha sentido essa mesma sensação. Então isso não tem nada a ver com a idade. Isso acontece com as pessoas que passam por um certo processo”, afirmou o heptacampeão ao jornal inglês ‘Daily Telegraph’.

Schumacher também descartou que o mal estar tenha sido causado pelo fato de o simulador da Mercedes não ser um dos mais avançados na F1. “Até onde eu saiba, alguns outros times de ponta têm um simulador, mas fazem pouco uso dele. Eles não o utilizam extensamente assim como a McLaren ou outros times fazem. Eu acho que é algo muito limitado o que se pode fazer e é preciso ter o simulador correto. Não são muitos os times que têm o ideal”, declarou.

Por fim, o alemão desdenhou do uso dos simuladores explicando que sempre teve facilidade em conhecer as pistas. “Para nós pilotos, o maior benefício seria nos acostumarmos com as pistas. Só que para mim isso nunca foi um problema, então não vejo grande vantagem em utilizá-los”, concluiu o alemão.

Fonte: Grande Prêmio

Lotus Renault lança R31 com traseira robusta e anuncia Senna de 3º piloto

A Lotus Renault apresentou o R31, carro da temporada 2011 da F1 que tem uma traseira peculiar. Os reservas do time para o Mundial também foram revelados. Entre eles, está Bruno Senna

A Lotus Renault levou a Valência dois mistérios, ambos desvendados nesta segunda-feira (31). Desvendados é jeito de dizer, aliás. Isso porque a apresentação de Bruno Senna como um dos reservas da equipe já havia sido antecipada com exclusividade pelo Grande Prêmio, e uma foto do R31, mostrado às 11h locais, havia vazado ontem à noite na internet.

O carro da Lotus Renault é preto e amarelo, como previsto, e bem parecido com a primeira projeção exibida pela equipe, ainda no início de dezembro do ano passado.

Ao menos uma peculiaridade a equipe apresentou: a asa traseira do R31 tem as laterais bastante robustas, formando espécies de aletas que vão além dos limites da peça.

Com a confirmação de Bruno Senna, a equipe fica com cinco não-titulares. Além do ex-piloto da Hispania, ficam à espreita Ho-Pin Tung, Jan Charouz, Romain Grosjean e Fairuz Fauzy — o único a não comparecer à apresentação da equipe por estar em Abu Dhabi, na preparação para a abertura da GP2 Ásia.

Depois da apresentação, a Lotus Renault especificou um pouco as funções de cada um. Senna e Grosjean são terceiros-pilotos, sendo os reservas imediatos de Robert Kubica e Vitaly Petrov. Tung, Charouz e Fauzy são apenas reservas.

Dos cinco, Senna é o único que tem o presente somente ligado à F1. Charouz deve fazer Auto GP e/ou World Series, Tung é apontado como possível piloto da Fazzt na Indy, Grosjean vai representar a Dams na GP2 e Fauzy vai correr pela Super Nova na mesma categoria.

Kubica, que tem a responsabilidade de conduzir a equipe por ser mais experiente, foi cauteloso ao avaliar as possibilidades da Lotus Renault na temporada. "Depois de uma longa pausa de inverno, você se sente pronto para entrar no carro. No momento, é difícil saber o quanto nosso pacote será competitivo, mas os engenheiros decidiram por um projeto inovador, o que é positivo", afirmou o polonês.


Fonte: Warm Up

Fotos: Sauber C30 lançamento 2011

Sauber C30 lançamento hoje!











...

Com C30, Sauber mantém pintura e investe em bico alto e traseira fina

A Sauber apresentou nesta segunda-feira (31) o C30, carro que vai utilizar na temporada 2011 da F1. O modelo mantém o padrão branco, agora com um pouco mais de vermelho

Por ora, a segunda-feira (31) não é de muitas surpresas na F1. Depois de a Lotus fazer um lançamento tímido do carro de 2011 por meio de sua revista online, foi a vez de a Sauber ser discreta na apresentação do C30, carro que Kamui Kobayashi e Sergio Pérez pilotarão no Mundial que começa em 13 de março.

Na pintura está o mais do mesmo: o carro mantém o padrão branco de 2010, com o mesmo detalhe em preto nas entradas de ar e só um pouco mais de vermelho, por conta da Claro, patrocinadora que chega via Telmex.

O bico do carro segue a tendência rompida pela Lotus de ser alto, mas revive a espécie de duto no topo da dianteira, trazido à baila pela Red Bull ainda em 2009.

No fundo, destaca-se o perfil fino e baixo da tampa do motor, que vem a terminar exatamente abaixo da asa traseira. No mais, é um desenho com cara de que vai receber modificações ainda no início da temporada.

Peter Sauber, dono da equipe, deu a diretriz de 2011: esquecer as agruras de 2010. "Queremos terminar nos pontos regularmente e melhorar nossa posição no Mundial de Construtores. 2010 marcou o 41º ano da história da nossa empresa e foi um dos mais difíceis", falou.

"Nunca antes havíamos enfrentado problemas de confiabilidade, mas conseguimos superá-lo na segunda metade da temporada. Realizamos algumas mudanças estruturais consideradas boas. A nomeação de James Key como diretor-técnico já deu frutos na temporada passada, e ele está agora a cargo do desenvolvimento do Sauber C30-Ferrari", acrescentou Peter, referindo-se ao profissional que veio da Force India durante o Mundial do ano passado.

Outra questão importante no carro da Sauber é o aumento significativo no número de marcas estampadas na discreta pintura. Por mais que três delas —Claro, Telcel e Telmex tenham a mesma origem financeira esta última , a presença de mais patrocinadores assegura uma temporada tranquila financeiramente para o time. "Conseguimos garantir nossas bases comerciais para a temporada de 2011. Em tempos economicamente difíceis, isso é algo que nós podemos nos orgulhar", declarou Sauber.

Key, diretor-técnico, explicou que o carro de 2011 usa os aspectos positivos do carro de 2010, último ainda projetado pela BMW, para evoluir o modelo por inteiro. "O nosso objetivo no desenvolvimento do C30 tem sido construir sobre os pontos fortes do C29 e eliminar os pontos fracos. Além disso, também é importante entrar nos testes da pré-temporada com um carro que nós compreendemos, e trabalhamos duro para garantir que as características do carro estão caminhando numa direção na qual acreditamos."

Fonte: Grande Prêmio

Fotos: Lançamento da Team Lotus 2011

Fotos da Team Lotus 2011 hoje!









...

Lotus muda nome de carro e lança agressivo T128 por revista online

A Lotus apresentou o T128, carro com que vai disputar a F1 em 2011, por meio de sua revista online, a Team Lotus Notes

Saiu de uma maneira inovadora. Por meio de sua revista online, a Team Lotus Notes, a Lotus lançou o T128, carro com que vai disputar a temporada 2011 da F1, a sua segunda sob o comando de Tony Fernandes.

O carro mantém a pintura verde e amarela do ano passado, já que a querela jurídica com a Lotus Renault fez com que o time desistisse do preto e amarelo.

Um detalhe importante foi a mudança do nome do carro, programado para que se chamasse TL11 — referência às iniciais de Team Lotus e à temporada deste ano. Fernandes, dono e chefe da equipe, deu uma explicação escorregadia por meio de sua conta no Twitter. "Estamos dando continuidade à história. Somos uma nova dinastia, mas a tradição continua."

Logo de cara, chama a atenção o perfil mais baixo do bico do carro. Se o T127 tinha uma dianteira reta e alta, agora a peça apresenta um declive acentuado.

Outra modificação está na tampa do motor, em solução muito semelhante àquela encontrada pela Mercedes ao longo de 2010: um topo mais estreito e com linhas bem retas.

Há, ainda, entradas de ar bastante agressivas, numa demonstração não isolada de que os aerodinamicistas da equipe romperam com o conservadorismo do carro de 2010.

Diretor-técnico da equipe, Mike Gascoyne mostrou muita confiança em ser páreo para as rivais do meio do grid. "Acho que, basicamente, este carro parece um carro de ponta em todas as áreas. Dissemos claramente que queremos começar a desafiar as equipes já estabelecidas, e acho que isso é muito possível de atingir", falou.

Fernandes manifestou alívio em parar de dar declarações apenas sobre a disputa nos tribunais contra a Lotus Renault pelo nome do time fundado por Colin Chapman nos anos 1960. "Houve muita concentração nas coisas de fora da pista. É emocionante poder voltar a falar de corridas", afirmou o empresário malaio.

"O lançamento do T128 é um grande passo à frente para a Lotus. Quero agradecer a todo o time pelo trabalho duro que foi feito no carro. Agradeço também à Renault e à Red Bull Technology [fabricante do câmbio da Lotus] pelo imenso apoio em nos ajudar a dar esse passo e por serem grandes parceiros", finalizou Tony.


Fonte: Grande Prêmio

30 de janeiro de 2011

Mercedes mostra novo carro 2 dias antes do lançamento previsto

Depois de o jornal alemão 'Bild am Sonntag' ter revelado a aparência do W02, a Mercedes acabou colocando no próprio site uma imagem do carro cujo lançamento está previsto para terça-feira

A Mercedes não conseguiu guardar segredo quanto ao carro para a temporada 2011 da F1. Neste domingo (30), o jornal alemão 'Bild am Sonntag' publicou uma imagem do W02, se antecipando ao lançamento oficial marcado para a terça-feira.

Sem outra alternativa, restou ao time germânico publicar no site oficial uma modelagem em 3D do novo carro, que confirmou a notícia do periódico.

Na imagem, é possível notar mudanças significativas no bico do carro em relação ao modelo de 2010 e no esquema de pintura do patrocinador.


Fonte: Grande Prêmio

Vettel se mostra seguro sobre futuro: "Estou bem contratualmente"

Sebastian Vettel deu a entender que a parceria com a Red Bull deve ser mantida nos próximos anos, afirmando que está bem contratualmente

A parceria entre Sebastian Vettel e a Red Bull deve ser mantida por mais algumas temporadas. Pelo menos foi o que o alemão deu a entender ao comentar o seu futuro neste domingo (30), durante um evento promocional na Áustria. Vettel afirmou que se sente bem contratualmente, lembrando que ainda é muito jovem para discutir o futuro.

“Eu me sinto muito bem, tanto contratualmente quanto mentalmente para os próximos anos”, disse o campeão de 2010 à agência de notícias ‘SID’. “No momento, não há muito o que discutir, mas eu ainda sou jovem”, completou.

Recentemente, a revista ‘Speedweek’, que é de propriedade da Red Bull, afirmou que o piloto teria o seu contrato renovado para 2012 automaticamente caso ficasse entre os três primeiros no Mundial deste ano.

Rumores indicavam ainda o interesse da Ferrari no germânico, mas Luca di Montezemolo tratou de dizer que a equipe italiana espera que o seu próximo piloto seja da Academia de Pilotos da Ferrari, minimizando as especulações em torno de Vettel.

Fonte: Grande Prêmio

Documentário 'Senna' é premiado no Festival de Sundance

O fime 'Senna' recebeu o Prêmio World Cinema - Documentário, escolhido em votação popular, no Festival de Sundance, o maior festival de cinema independente dos Estados Unidos

O documentário ‘Senna’, do diretor Asif Kapadia, conquistou o Prêmio World Cinema na categoria documentário – escolhido em votação popular – no Festival de Sundance, o maior festival de cinema independente dos Estados Unidos.

O filme, lançado no fim do ano passado no Japão e no Brasil e com exibição em todo o mundo ao longo deste ano, teve ótima recepção de público e crítica ao mostrar a trajetória de Ayrton Senna nas pistas, incluindo cenas inéditas dos bastidores da F1.


“Isso é incrível, muito obrigado”, declarou Kapadia ao receber o prêmio. “Este festival tem restaurado a minha fé nos festivais. É maravilhoso, e isto [o prêmio] fechou com chave de ouro”, acrescentou.

O filme será lançado no Reino Unido em junho deste ano para coincidir com os preparativos para o GP da Inglaterra, décima etapa do Mundial, marcado para 10 de julho.

Fonte: Grande Prêmio

29 de janeiro de 2011

Apresentação da F150 via web é vista por 2 milhões

Segundo montadora, pessoas de 149 países diferentes acompanharam evento

Os lançamentos de carros pela internet, ferramenta de baixo custo que se tornou popular na F-1 nos últimos anos, provaram ser um sucesso de público mais uma vez na última sexta-feira.

A apresentação da F150, novo carro da Ferrari para a temporada 2011, feita em Maranello e exibida por meio de um site da própria montadora, teve nada menos que 2 milhões de acessos de 149 países ao redor do mundo.

Os maiores acessos vieram dos países mais interessados, como Espanha (de Alonso), Brasil (de Massa), Inglaterra e EUA, mas os países asiáticos, como Japão, China, Hong Kong e Taiwan, acompanharam em peso.

Outros países que acessaram o site da F150 na última sexta-feira foram Afeganistão, Uzbequistão, Congo, Botswana e Abu Dhabi, entre outros.

Fonte: Tazio

28 de janeiro de 2011

Bernie Ecclestone gostaria de ter Sebastian Vettel como seu genro

Chefão da F-1 diz que ficaria feliz se uma das filhas namorasse o piloto alemão

Bernie Ecclestone nunca escondeu a sua afeição por Sebastian Vettel. O chefão da Fórmula 1 diz gostar tanto do alemão campeão mundial que ficaria feliz em tê-lo como genro. Ecclestone tem duas filhas: Petra, de 22 anos, e Tamara, de 26.

- Eu não me importaria. Ele deve dar uma chance e perguntar. Seria um bom genro. Ele é engraçado, normal, tem seus objetivos e está trabalhando duro para alcançá-los. Gosto muito dele - disse Bernie ao jornal alemão "Bild-Zeitung".

Apesar da torcida do dirigente, o piloto de 23 anos da RBR nunca deu sinais de que estaria interessado em uma das filhas do dirigentes. Vettel tem uma namorada desde os tempos de banco de escola. As herdeiras de Ecclestone também estão namorando.

Fonte:GLOBOESPORTE.COM

Ferrari lança F150, carro para 2011, sem surpresas em Maranello

A F150, carro de 2011 lançado pela Ferrari nesta sexta-feira (28), tem algumas mudanças na aerodinâmica: a parte da frente do monocoque é diferente de 2010, assim como a asa traseira
Começou a pré-temporada 2011 da F1. A Ferrari lançou, nesta sexta-feira (28), em Maranello, a F150, carro da equipe para o Mundial que se inicia em 13 de março, com o GP do Bahrein. O time italiano foi o primeiro a apresentar o modelo com que vai disputar o campeonato. E trata-se de um carro sem surpresas à primeira vista.

A F150, que recebe esse nome em homenagem aos 150 anos da unificação italiana, tem algumas mudanças na aerodinâmica: a parte da frente do monocoque é diferente de 2010, assim como a entrada de ar, mais robusta, e a asa traseira. Nesta peça estão as mudanças mais claras de cara: a Ferrari investiu em flaps na lateral da asa e eliminou a asa-bigorna, comum no ano passado. Há também a troca da posição do escapamento, que antes ficava à mostra, na parte de cima do carro, e agora está oculto. O bico continua fino e alto.

Em relação à pintura, chama a atenção o novo logo da equipe, em destaque na carenagem, e a bandeira estilizada da Itália pintada no fundo do aerofólio traseiro. De resto, é a mesma composição de cores do ano passado, com o branco tomando conta das asas dianteira e traseira.

Stefano Domenicali, chefe do time, exaltou o recomeço do trabalho e deu a entender que a F150 deve ter seu projeto aerodinâmico ainda bastante modificado ao longo da pré-temporada. "2010 teve momentos difíceis, mas também momentos bonitos. O time está motivado e quer melhorar sempre. A F150 vem de um regulamento técnico diferente do passado, então começamos prezando pela confiabilidade, que é a base do nosso trabalho. Vamos tentar entender melhor o comportamento dos pneus. Queremos chegar à primeira corrida com todos os detalhes prontos", disse.

Fernando Alonso manifestou sua ansiedade para ver o carro contra os adversários de 2011. Para o espanhol, vice-campeão em 2010, saber lidar com as novas regras técnicas será fundamental. "2011 vai ser um momento importante, com um novo desafio, mudanças no regulamento. Os pilotos também vão ter de se adaptar ao novo estilo de pilotagem e ao retorno do KERS. Vai ser um ano novo e difícil. Temos muito a aprender", declarou.

Se o tempo deixar, a F150 vai pela primeira vez à pista ainda hoje, em um shakedown promocional comandado por Fernando Alonso no circuito de Fiorano. No sábado (29), será a vez de Felipe Massa. Apesar das atividades desta sexta, será no dia 1º de fevereiro, em Valência, que o modelo estreará oficialmente, no primeiro dos três dias de testes coletivos no circuito Ricardo Tormo.

Massa elogiou o trabalho da Ferrari em Maranello para deixar o carro pronto para uma nova jornada. "Parecia que, do final do ano passado até agora, havia muito tempo, mas o tempo passa muito rápido. Trabalhar em um carro não é algo simples."

Além de seu presidente, Luca di Montezemolo, e dos titulares Fernando Alonso e Felipe Massa, estiveram presentes os seguintes parceiros: John Elkann e Sergio Marchionne, presidente e diretor-executivo da Fiat, Emilio Botín, presidente do Banco Santander, e Alberto Bombassei, presidente da Brembo.


Fonte: Grande Prêmio

27 de janeiro de 2011

Schumacher: "Podemos lutar por vitórias este ano"

Heptacampeão acredita em evolução em 2011 para poder lutar pelo título

Michael Schumacher voltou a mostrar confiança de que poderá apresentar um bom desempenho no seu segundo ano da sua volta à F-1.

Em entrevista à revista "F-1 Racing", o alemão explicou novamente que seu projeto na Mercedes vai até 2012 e que acredita que retornará a brigar por vitórias.

"Veja, nós temos um projeto de três anos. Claramente, nós não estamos onde queremos estar. Nós estamos colocando muito esforço na volta e estamos otimistas de que temos uma chance. Mas, na história da F-1, quando acontece de você voltar direto para este nível vencendo diretamente? Muito raro."

"Tenho certeza que poderemos brigar por vitórias este ano e talvez podemos ter condições de brigar pelo campeonato. Espero. Eu estou aqui em uma missão e quero ser bem sucedido. Se este não for o caso em 2011, então vamos fazer isso no ano final", disse o heptacampeão.

A Mercedes foi uma das primeiras equipes a abrir mão do desenvolvimento do carro de 2010 para focar o seu trabalho no projeto deste ano. O W02 será apresentado no dia 1º de fevereiro, que também marca o início da pré-temporada em Valência.


Fonte: Tazio

Campeão da Fórmula 1, Sebastian Vettel recebe o troféu Mario Andretti

Prêmio foi entregue pelo lendário piloto na se da RBR na Inglaterra

Sebastian Vettel segue colhendo os frutos do título da temporada 2010 da Fórmula 1. Nesta quarta-feira, na sede da RBR na Inglaterra, o alemão recebeu o troféu Mario Andretti, entregue pelo lendário piloto, que conquistou um campeonato na Fórmula 1 e quatro da Fórmula Indy.

Fonte: GLOBOESPORTE.COM

Kovalainen vence cara ou coroa e estreia novo Lotus

Modelo de 2011 do time malaio entrará na pista pela primeira vez na quarta-feira

Heikki Kovalainen e Jarno Trulli decidiram no cara ou coroa quem irá dar as primeiras voltas com o TL11, carro de 2011 do Team Lotus.

O finlandês acabou vencendo o companheiro de equipe no jogo de sorte e será o responsável pelas primeiras voltas do novo modelo da equipe malaia.

"Eu vou pilotar o carro primeiro, jogamos uma moeda e eu venci", afirmou Kovalainen em seu twitter.

O lançamento oficial do novo Lotus acontecerá na próxima segunda-feira, 31 de janeiro, porém, a equipe optou em não colocar o carro na pista no primeiro dia da pré-temporada, 1º de fevereiro, em Valência. A estreia do TL11 ficou então para a quarta-feira, também no circuito espanhol.

Fonte: Tazio

Polícia italiana apreende R$ 3,4 milhões das contas de Briatore


As autoridades fiscais da Itália apreenderam das contas de Flavio Briatore na Europa o montante de 1,5 milhão de euros, o equivalente a R$ 3,4 milhões.

Ex-chefe da Renault afastado após o escândalo da batida proposital de Nelsinho Piquet revelado em 2009, Briatore é acusado de fraude fiscal e teve o dinheiro subtraído de suas contas na Itália e em Mônaco, segundo o jornal La Reppublica.

Em 2010, Briatore também perdeu o seu luxuoso iate Force Blue, que foi invadido e apreendido pela polícia italiana, devido às suspeitas de falso registro e sonegação.

Agora, o empresário de 60 anos é alvo da Guardia di Finanza, a polícia financeira da Itália, que o acusou de fraude de impostos e descontou o valor de suas contas.

Segundo a imprensa italiana, Briatore se encontra no seu resort Lion in the Sun, no litoral do Quênia, junto com sua mulher Elisabetta e seu filho mais novo.

Mesmo afastado da Fórmula 1, Briatore continua sendo empresário de pilotos, entre eles o espanhol Fernando Alonso e o australiano Mark Webber.

Fonte: Uol Esportes

Vettel renova com Red Bull até 2012 se fechar Mundial no top-3, diz revista

Segundo a revista ‘Speedweek’, de propriedade da Red Bull, Sebastian Vettel terá seu contrato automaticamente renovado com a equipe até 2012 caso termine o Mundial deste ano no top-3

Apontado como um dos alvos da Ferrari para o futuro, Sebastian Vettel tem contrato com a Red Bull até o fim da temporada deste ano, mas seu vínculo com a escuderia rubrotaurina pode ser automaticamente renovado até o fim de 2012. Basta que o alemão termine o Mundial de 2011 entre os três primeiros. Quem garante é a revista ‘Speedweek’, de propriedade da empresa de bebidas energéticas.

A informação foi confirmada pelo consultor da Red Bull, Helmut Marko, que afirmou. “Nós não vamos deixar um piloto de ponta sair.”

Vettel teve praticamente toda sua carreira apoiada pela Red Bull. Apesar de ter feito sua estreia na F1 pela BMW no GP dos Estados Unidos de 2007, o alemão seguiu carreira na empresa dos energéticos substituindo Scott Speed como titular na Toro Rosso no mesmo ano. Depois de uma temporada vitoriosa em 2008, com direito a uma vitória histórica em Monza, Sebastian foi promovido à equipe principal na temporada seguinte.

Ainda em 2009, Vettel teve seu contrato renovado com a Red Bull até o fim de 2011, com opção de renovação por mais um ano. O atual campeão mundial de F1 foi sondado para renovar com a equipe austríaca até 2015, ao mesmo tempo em que despertou o interesse da Ferrari e também da Mercedes, de acordo com a publicação.

Marko entende que uma possível transferência do alemão para a Ferrari é improvável, pelo menos até o fim de 2013, quando termina o contrato de Fernando Alonso. “Ele não vai mudar [de equipe] enquanto Alonso estiver lá. É uma coisa natural que um piloto sonhe com a Ferrari e a Ferrari olhe para um grande piloto como é Sebastian. Mas apesar da lenda que é a Ferrari, Sebastian não vai nos deixar”, comentou o dirigente.

Por conta do interesse das rivais, a Red Bull planeja aumentar consideravelmente o salário de Vettel para mantê-lo na equipe. O campeão do mundo recebe, segundo a revista, cerca de € 8 milhões R$ 18 milhões , mas deve ter a quantia aumentada entre 40% e 60%, além de bônus em dinheiro durante a temporada, o que praticamente dobraria a quantia recebida até o Mundial de 2010.

Enquanto a Red Bull tem um projeto de longo prazo para Vettel, seu companheiro Mark Webber deve fazer sua última temporada pela equipe taurina em 2011. O australiano renovou o contrato com a escuderia até o fim deste ano, antes das polêmicas com o alemão no fim de semana do GP da Inglaterra de 2010. Marko declarou que a disputa interna na Red Bull jamais aconteceria se Sebastian não tivesse enfrentado tantos problemas no início do campeonato. “Sem os 66 pontos que ele perdeu por conta de problemas técnicos, o impasse com Webber jamais teria ocorrido”, declarou Helmut em entrevista à revista germânica 'Sport Bild'.

Por fim, o consultor da Red Bull deixou claro que apesar da liberação das ordens de equipe na F1, sua equipe seguirá com a política igualitária e não vai intervir na disputa entre Vettel e Webber. “Não vamos usá-las, porque o aspecto esportivo deve ser o principal foco da F1”, encerrou o austríaco.

Fonte: Grande Prêmio

26 de janeiro de 2011

Kubica mostra confiança e diz que Renault vai brigar por vitórias em 2011

Robert Kubica mostrou confiança no trabalho da Renault para a temporada de 2011 e afirmou que o objetivo é vencer

Robert Kubica afirmou que o objetivo para 2011 é brigar por vitórias. O polonês vai iniciar a segunda temporada pela Renault neste ano e reiterou a confiança de que a equipe vai ter um carro competitivo para o campeonato que começa em março, no Bahrein.

"Estou confiante que 2011 teremos uma boa temporada, já que durante esse inverno, a equipe foi capaz de trabalhar dentro de uma situação mais estável, até do ponto de vista financeiro", explicou o piloto, em entrevista ao site oficial da F1, nesta quarta-feira (26).

"Eric (Boullier) disse que deseja que o nosso carro esteja em posição de vencer corridas, e isso expressa exatamente o que sinto neste momento", completou.

Kubica ainda garantiu que está tranquilo com relação a sua situação dentro da equipe, apesar das mudanças estruturais sofridas pelo time após a chegada do Grupo Lotus. "Como não corri pela Renault em 2009, acho que todas as mudanças aconteceram durante o inverno, antes do início do meu trabalho com a equipe."

"Agora houve uma importante remodelação dos acionistas, mas o comando da equipe permaneceu praticamente inalterado", falou.

Perguntado se existe alguma decepção por ainda não ter um título na F1, o polonês respondeu: "Não me sinto decepcionado. Tenho consciência de que para ganhar o campeonato é preciso também várias circunstancias favoráveis."

"É um pouco como uma caixa de câmbio. Se apenas uma das engrenagens não está funcionando corretamente, então todo o mecanismo será afetado", acrescentou.


Fonte: Grande Prêmio

Loeb descarta 24 Horas de Le Mans e prevê disputa emocionante no WRC

Faltando pouco mais de duas semanas para a abertura da temporada do WRC na Suécia, Sébastien Loeb entende que as mudanças no regulamento da categoria vão proporcionar um campeonato emocionante

Recordista de títulos e vitórias no Mundial de Rali, Sébastien Loeb começa a temporada de 2011 prevendo uma disputa emocionante pelo título. Heptacampeão consecutivo, o francês, vencedor de 61 etapas do WRC, apontou as mudanças no regulamento da categoria — que terá na divisão principal os motores de 1,6 L de quatro cilindros ao invés dos propulsores de 2,0 L que vigoravam até 2010 — como determinante para que o próximo campeonato seja emocionante.

O piloto tem desenvolvido, ao lado do compatriota Sébastien Ogier, o novo Citroën DS3, que substituirá o vitorioso C4. Por essa razão, Loeb abriu mão de disputar as 24 Horas de Le Mans neste ano pela Peugeot. O gaulês já correu a famosa prova em duas oportunidades [2005 e 2006], terminando na segunda posição em sua última participação.

“Não vou fazer [as 24 Horas de] Le Mans neste ano”, garantiu o heptacampeão do WRC em entrevista à revista ‘Autosport’. O piloto da Citroën justificou a decisão. “Em termos de calendário, com o desenvolvimento do DS3 caminhando bem, é muito pesado combinar todas [as provas].”

Com a mudança nas regras dos motores no WRC, tanto a Citroën, quanto as rivais Ford e a Mini, nova equipe na categoria, começaram o desenvolvimento de seus carros do zero, o que torna a disputa emocionante e imprevisível, na visão de Loeb.

“Quando o regulamento não muda de um ano para o outro, e você tem o mesmo carro, que no caso, foi o mais resistente de todos nas últimas temporadas, você sabe que no começo da temporada seguinte, tudo seguirá igual”, comentou o francês durante o lançamento do DS3 na sede da Citroën no início desta semana.

“Mas agora, muitas coisas mudaram; pilotos recém-chegados, carros e uma marca nova, o que nos dá muita expectativa. É parecido quando chega um carro novo, mas agora, com a mudança de regulamento, não há como comparar”, complementou o piloto, que ao lado de Ogier, está realizando uma bateria de testes com o DS3 nas pistas de neve da Suécia, sede da abertura do Mundial entre os dias 11 e 13 de fevereiro.

Sébastien acredita que a transição para um carro mais compacto impede a comparação de desempenho entre o DS3 com o antigo C4, o que foi possível quando a montadora substituiu o Xsara pelo C4 em 2007. “Inclusive para nós, é difícil saber se o que temos feito é positivo ou não, porque não se pode comparar este carro com o C4. Quando mudamos o Xsara pelo C4, não foi a mesma situação, porque o regulamento era o mesmo e era possível comparar um carro com o outro. A situação atual é completamente diferente”, encerrou o heptacampeão.


Fonte: Grande Prêmio

Ferrari nomeia novo carro como F150 em homenagem à unificação da Itália

A Ferrari batizou o carro para a temporada de 2011 como F150 em homenagem aos 150 anos da unificação da Itália

A Ferrari revelou nesta terça-feira (25) o nome do carro para a temporada 2011 da F1, que será apresentado nesta sexta em Maranello. Depois da F10, a equipe italiana vai tentar o título no Mundial de Pilotos e Construtores com a F150.

A escolha do nome está ligada ao desejo da escuderia em prestar homenagem ao 150º aniversário da unificação da Itália. “A Ferrari é uma expressão da excelência italiana, talento e criatividade”, declarou o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo.

“Todos os homens e mulheres que colocaram esforço e paixão em seu trabalho em Maranello dividem o orgulho e a responsabilidade de representar nosso país em todo o mundo, e é com este espírito que decidimos dedicar este carro a um evento que é tão importante para toda a Itália”, acrescentou o dirigente.

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, se mostrou satisfeito pela iniciativa e aproveitou para desejar à equipe boa sorte nesta temporada.

Fonte: Grande Prêmio

25 de janeiro de 2011

Schumacher evita simulador da Mercedes porque sente enjoo, diz site

De acordo com o site 'F1 Today', Michael Schumacher sente enjoos ao entrar no simulador da Mercedes. Por isso, Nico Rosberg entra com vantagem em GPs

Mais um motivo foi levantado para a superioridade de Nico Rosberg para Michael Schumacher na temporada 2010 da F1. De acordo com o site holandês 'F1 Today', que cita uma fonte anônima de dentro da Mercedes, o heptacampeão fica longe do simulador da equipe. A razão: o veterano sente enjoos.

"Nico passa muito tempo no simulador preparando o carro para os finais de semana de GP. Michael começa a sexta-feira com um acerto básico. Esta é uma das razões pelas quais Schumacher às vezes estava em desvantagem em relação a Rosberg", declarou a fonte do site.

No fim do ano passado, Ross Brawn, chefe da equipe, declarou que Michael seria mais competitivo se a Mercedes tivesse um simulador top, no nível, por exemplo, do utilizado pela Red Bull. A máquina, entretanto, vai ficar pronta, no mínimo, em 2012.

Fonte: Warm Up