9 de setembro de 2010

Vettel ainda está buscando o título mundial

Após um GP da Bélgica que terminou em desastre no final, Sebastian vettel disse que está determinado a tomar providências e conseguir voltar a desafiar pelo campeonato mundial com uma vitória no GP da Itália, em Monza
Sebastian - como você vê o incidente entre você e Jenson na última corrida em Spa?
O incidente total não foi nem um pouco ideal e eu sinto muito por Jenson. Mas foi um acidente de corrida e precisamos seguir em frente.

Você sente que foi duro demais?
Pilotar uma corrida não é só se divertir. Quando estou correndo, eu quero vencer. Se você quer isso você não pode só sentar e esperar, você tem que atacar. O mais importante é identificar um erro como um erro e assegurar que não aconteça de novo.

Você acha que foi criticado injustamente pelo acidente na Bélgica?
Quando você está indo bem, as pessoas te celebram e quando você está cometendo erros você é criticado. Acho que é parte da vida de um piloto de Fórmula 1, mas tudo bem, porque pelo menos você aprende a lidar com tudo isso. Eu acho que aprendi minha lição e a partir de agora eu vou me concentrar em Monza.

Olhando alguns dos erros que você cometeu mais de perto, pelo menos eles tem sido muito diferentes uns dos outros. Na Turquia foi um incidente de corrida, em Budapeste foi uma falha de regras e um erro de pilotagem em Spa. Quero dizer, teria sido pior se você tivesse batido em outro piloto três vezes, não seria?
Cada corrida tem sua própria história. Acho que é importante que você saiba por que alguma coisa aconteceu e que você aprenda com isto. No fim do dia, você tem que ser capaz de olhar no espelho e ficar bem com o que vê.

Se alguma coisa dava errado na pista para seu ex-chefe de equipe Gerhard Berger, ele treinava. Você tem um mecanismo semelhante para lidar com as coisas?
Bem, eu treino quase todo dia de qualquer maneira, então não há motivos para deixar isto de lado. Você só precisa refletir sobre o que aconteceu para que você possa aprender com os erros e então seguir em frente e começar a pensar positivamente de novo.

Então o ponto chave é não se deixar abater?
Absolutamente. Sou um cara positivo e eu realmente curto meu tempo aqui.

Você acha que bater em Spa prejudicou suas chances no campeonato?
Há mais cinco corridas para o fim. Monza vai ser difícil e eu espero que possamos terminar no pódio. Mas eu acho que as chances ainda estão aí, especialmente com o novo sistema de pontos, que torna mais fácil de recuperar a distância.

Olhando para os seus pontos, você precisa dar tudo de si para conseguir um bom resultado nas próximas corridas. Isto dá a Lewis Hamilton e Mark Webber uma vantagem?
Como eu disse, vou continuar atacando, então não vai ter mudanças. Estou constantemente pensando e calculando os riscos, mas é o que todo mundo faz. Eu simplesmente sei que ainda somos rápidos o suficiente para vencer.

O que você fez na semana entre Spa e Monza?
Me concentrei no meu treinamento físico e passei algum tempo com minha família e amigos.

Você deve estar ansioso para Monza, afinal, é a cena de sua primeira vitória e você deve ter esperança de vencer lá de novo?
Veremos. Neste exato momento não somos rápidos o suficiente nas retas, então temos que esperar e ver como as coisas vão em Monza. Mas eu sei que o carro será rápido o suficiente para estar próximo à frente, e quem sabe talvez tenha um pouco de chuva...

Você está se colocando pressão para se tornar o mais jovem campeão mundial de Fórmula 1?
Após terminar em segundo na temporada passada, tenho trabalhado duro para melhorar, mas não estou me colocando nenhuma pressão. No esporte não importa se você é o mais jovem ou o mais velho. No fim, o que importa é o que você conquistou. Você tem que aproveitar a vida e se eu me tornar campeão e tornar meu sonho realidade ao mesmo tempo, seria maravilhoso.

Fonte: Red Bull
Tradução: Fran

Sem comentários: