11 de setembro de 2010

Red Bull no palco - Japão, Kimi Räikkönen e dia 1

Nada é o que parece no Japão, especialmente o banheiro

Por um lado, parece um banheiro: tem um assento e um vaso de porcelana. Por outro, tem um jogo de controles ao lado que parece ter sido roubado de um foguete Apollo.

Os botões no volante do carro de rali de Kimi Räikkönen controlam funções básicas como controle de partida e mapas diferenciais. Os motões em seu banheiro, no hotel da equipe em Sapporo, têm mais a ver com funções corporais básicas.

Os banheiros japoneses mais avançados permitem ao usuário aquecer o assento até uma temperatura pré-determinada, assim como escolher uma tempratura para o bidê com ducha integrada que limpam áreas íntimas. Depois, um ventilador gentilmente seca as regiões recém lavadas enquanto o usuário pode até mesmo selecionar sua música favorita como um acompanhamento para esta atividade.

Os estágios do Rali do Japão são muito menos relaxantes. O Japão é famoso por ser um dos eventos mais duros do calendário do rali, e este ano está provando não ser exceção para o campeão mundial de Fórmula 1 de 2007. Desde o início, Kimi assumiu uma abordagem compreensivelmente cautelosa para este que é apenas o seu nono evento no Campeonato Mundial de Rali pela equipe Citroën Junior C4 WRC, para ter certeza de chegar ao final no domingo.

Houve um pouco de tudo nos estágios do dia de abertura: seções estreitas e sinuosas de estrada que tinham apenas a largura de um carro, e também território mais rápido e aberto. Kimi termina o dia dentro dos pontos, em décimo lugar, tendo ficado longe dos erros e com um C4 WRC em perfeitas condições.

"Não foi o dia mais fácil que já passei num carro de rali, mas eu estava esperando que este seria difícil desde o início," disse o piloto da Red Bull. "Mas há muitas coisas boas também: para começar, não cometemos erros e também tivemos uma boa sensação com as notas de ritmo o dia todo, especialmente à tarde quando definitivamente nos sentimos mais confortáveis. O problema para mim, como sempre, é descobrir quanta aderência tem e conseguir a confiança necessária com o carro, mas acho que isto é normal para alguém com o meu nível de experiêcia. Cada rali e cada estágio é um desafio diferente: você só tem que se manter tranquilo e continuar aprendendo, que é o que estou fazendo. Amanhã é outro dia e vamos simplesmente continuar com nosso trabalho, com o objetivo de chegar no fim. Isto é o mais importante."

Foi a mesma mensagem do co-piloto Kaj Lindström, outro homem curtindo sua viagem ao Japão, mas ainda aprendendo a funcionalidade completa dos banheiros locais. "Tudo ficou sob controle o dia todo, que é como gostamos," disse Kaj. "Tivemos um ajuste que estava um pouco macio demais pela manhã e isto não ajudou nossa confiança, mas após fazermos algumas mudanças ficou muito melhor. Estamos ansiosos para um bom dia amanhã."

Outros oito difíceis estágios estão esperando pela equipe da Red Bull composta por Kimi e Kaj de manhã, mas a boa notícia é que a largada é num horário razoavelmente civilizado, com o primeiro serviço não começando antes das 09:00 e o primeiro estágio não começando até às 10:38. Então há bastante tempo para comer um polvo no café da manhã: outra especialidade do Japão.

Fonte: Red Bull Rallye
Tradução: Fran

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