2 de abril de 2010

WRC Blog do piloto Pirelli - Kimi Räikkönen

Blog 2: Sexta, 2 de abril.


"Não quero dizer nada que possa me trazer má sorte no dia final, mas tem sido muito bom para nós até agora na Jordânia. Eu não estava sentindo nenhuma pressão em particular antes do rali - não há por que - mas o principal era conseguir experiência e agora isto está vindo.

Ainda há um longo caminho para percorrer pois temos o dia final ainda, e certamente vai ser outro grande desafio com alguns estágios difíceis e clima quente. Mas estou acostumado às temperaturas quentes na Fórmula 1, então isto não é um problema. Alguém na verdade me disse antes que neste final de semana tem o GP da Malásia; eu não tinha nem percebido até ser mencionado.

Do meu ponto de vista, por enquanto sou um piloto de rali, então não estou pensando no passado ou no futuro, mesmo que as pessoas continuem me perguntando. Obviamente em algum momento eu preciso tomar uma decisão sobre o que fazer a seguir, mas isso não vai ser até pelo menos a segunda metade do ano, no mínimo. Tudo é possível, mas preciso saber como vou me adaptar ao rali antes de tomar qualquer decisão. Por agora, recém comecei e até agora estou realmente me divertindo.

O que mais me surpreendeu na Jordânia é como os estágios mudam da primeira passada de manhã à segunda passada à tarde. É quase como se fossem dois ralis diferentes, porque há muito mais aderência da segunda vez. Mas também descobri que tenho muito mais confiança durante a segunda passada, porque já vi as estradas antes.

Isso serve só pra demonstrar o quanto a experiência é importante no rali. Sabia desde o início: nunca venceríamos da noite pro dia, então estamos mais ou menos onde eu pensava que estaríamos. Felizmente não cometemos nenhum grande erro aqui até o momento - só algumas rodadas e uma passada do ponto - e isto significa que estamos constantemente tendo condições de construir a experiência que precisamos.

Tendo dito isso, ainda é muito traiçoeiro para mim. Tenho um novo estilo de pilotagem inteiro para aprender e uma maneira completamente diferente de ajustar o carro, além de descobrir como extrair o máximo das notas de ritmo. Há muita informação para absorver e não muito tempo. Mas penso que se fosse fácil, todo mundo o faria..."


Fonte: WRC - Pirelli
Tradução: Fran

Sem comentários: