13 de abril de 2010

Prévia Rali da Turquia Red Bull - Kimi Räikkönen

Kimi espera fazer o Natal chegar mais cedo na Turquia

Quando você aprende alguma coisa pela primeira vez - como o rali mundial - é importante distinguir fato da ficção. Por exemplo, os perus na verdade não vêm da Turquia [Nota da tradutora: Turkey = Turquia, ou peru, em inglês]. Em vez disso, eles vêm da América do Norte.

Contudo, os primeiros colonizadores europeus na américa identificaram os perus incorretamente como um tipo de galinha de angola (nativa da Áfrca), que era importado majoritariamente pela Turquia na época. Então, o nome ficou, apesar de ser quase impossível encontrar peru num menu de restaurante na Turquia. O que deve tornar Istanbul um destino popular para férias de Natal entre a população de perus do mundo.

Ainda faltam oito meses para o Natal, mas Kimi Räikkönen - que está fazendo a mudança da Fórmula 1 para o Campeonato Mundial de Rali com a Red Bull este ano - ganhou um presente útil com seus primeiros quatro pontos no Campeonato Mundial de Rali em seu último evento na Jordânia. Agora, ele parte para Istanbul para o Rali da Turquia, que será pilotado numa rota totalmente nova este ano. Pela primeira vez em sua curta carreira no rali, Kimi larga num nível levemente mais semelhante aos outros pilotos, pois nenhum deles jamais viu os estágios totalmente novos do rali turco.

A diferença é que este ainda será somente o terceiro rali de cascalho de Kimi com o Citroën C4 WRC. Mas felizmente, o 'Iceman' nunca temeu um desafio.

"Acho que é bom que eu gosto de desafios, porque este será outro grande desafio para mim," disse Kimi. "Na verdade, eu achei que a Jordânia foi o rali mais difícil que fizemos até agora, mas realmente não tenho nenhuma ideia de como vai ser este. Na Jordânia, conseguimos encontrar um ritmo seguro, que pode não ter sido a coisa mais empolgante do mundo, mas pelo menos significou que terminamos o rali e conseguimos marcar pontos. Na Turquia, vamos ter que ver que tipo de sensação teremos com os estágios e decidir o que é possível então. A prioridade é terminar, principalmente porque é um evento completamente novo e temos que conhecer os estágios. Mas é claro que sou uma pessoa competitiva, então sempre quero dar o melhor de mim."

Ocupando o assento à sua direita, como sempre, será o co-piloto Kaj Lindström, responsável por ler as notas para guiar Kimi pelos complexos estágios na Turquia.

"Realmente não sei o que podemos esperar, mas as informações que tenho sugerem que os estágios são bastante rápidos e largos, e acho que isso deve ser bom para Kimi," disse Kaj, antes de partir para Istanbul. "A única preocupação que temos é o risco de chuva: é o mesmo para todos, mas se chovers, as superfícies certamente vão se tornar extremamente escorregadias, o que não seria muito bom. Precisamos fazer um bom trabalho no reconhecimento, depois podemos fazer planos para o resto do evento."

Fonte: RallyBuzz
Tradução: Fran

Sem comentários: