Após Rali da Jordânia ser marcado pelas controversas táticas de equipe, dirigentes dos maiores representantes do WRC decidiram fazer um acordo no qual não será permitida a largada antecipada
Depois do polêmico Rali da Jordânia, disputado há duas semanas, os chefes das equipes Citroën e Ford se reuniram e, em comum acordo, decidiram não utilizar mais as táticas de largada. O acordo firmado entre Malcolm Wilson, proprietário da M-Sport (Ford) e Olivier Quesnel, diretor da Citroën, será válido a partir desta sexta-feira (16), quando começa a ser disputado o Rali da Turquia, nos arredores de Istambul.
Na Jordânia, tanto Sébastien Ogier, da Citroën, quanto Mikko Hirvonen, da Ford, saíram antes do tempo determinado, com o objetivo de limpar a pista para Sébastien Loeb e Jari-Matti Latvala, das respectivas equipes, que brigavam pela vitória. Os comissários do Rali da Turquia emitiram um boletim nesta quinta-feira, reiterando o desejo de não ver o esporte em descrédito, após o controverso jogo de equipe mudar os rumos da etapa no Oriente Médio.
A tática empregada foi alvo de críticas dos próprios protagonistas do espetáculo, ainda na Jordânia. “Temos de fazer alguma coisa, porque estamos confundindo o público, e isso não é bom”, afirmou Hirvonen. “Estamos falando demais sobre táticas. Sei que fazem parte do jogo, mas estão se tornando importantes demais, e isso não está certo”, endossou Loeb.
Além do acordo previsto entre os construtores, uma regra introduzida pela FIA impede a mudança na ordem de partida dos pilotos, como aconteceu na Jordânia, quando, mesmo com punição e multa, as equipes insistiam na manobra, de acordo com os respectivos interesses.
Superadas as polêmicas sobre as estratégias das equipes, no shakedown que antecede o Rali da Turquia, realizado nesta quinta pela manhã, Loeb foi o mais rápido, sendo 0s3 mais rápido que espanhol Daniel Sordo (Citroën), seguido por Hirvonen, em terceiro. Henning Solberg (Ford) fez o quarto melhor tempo, seguido por Petter Solberg, Ogier e o finlandês Kimi Raikkonen, ambos com Citroën.
Fonte: Warm Up
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