15 de abril de 2010

Ford e Citroën selam acordo, e FIA proíbe mudança na ordem de largada

Após Rali da Jordânia ser marcado pelas controversas táticas de equipe, dirigentes dos maiores representantes do WRC decidiram fazer um acordo no qual não será permitida a largada antecipada

Depois do polêmico Rali da Jordânia, disputado há duas semanas, os chefes das equipes Citroën e Ford se reuniram e, em comum acordo, decidiram não utilizar mais as táticas de largada. O acordo firmado entre Malcolm Wilson, proprietário da M-Sport (Ford) e Olivier Quesnel, diretor da Citroën, será válido a partir desta sexta-feira (16), quando começa a ser disputado o Rali da Turquia, nos arredores de Istambul.

Na Jordânia, tanto Sébastien Ogier, da Citroën, quanto Mikko Hirvonen, da Ford, saíram antes do tempo determinado, com o objetivo de limpar a pista para Sébastien Loeb e Jari-Matti Latvala, das respectivas equipes, que brigavam pela vitória. Os comissários do Rali da Turquia emitiram um boletim nesta quinta-feira, reiterando o desejo de não ver o esporte em descrédito, após o controverso jogo de equipe mudar os rumos da etapa no Oriente Médio.

A tática empregada foi alvo de críticas dos próprios protagonistas do espetáculo, ainda na Jordânia. “Temos de fazer alguma coisa, porque estamos confundindo o público, e isso não é bom”, afirmou Hirvonen. “Estamos falando demais sobre táticas. Sei que fazem parte do jogo, mas estão se tornando importantes demais, e isso não está certo”, endossou Loeb.

Além do acordo previsto entre os construtores, uma regra introduzida pela FIA impede a mudança na ordem de partida dos pilotos, como aconteceu na Jordânia, quando, mesmo com punição e multa, as equipes insistiam na manobra, de acordo com os respectivos interesses.

Superadas as polêmicas sobre as estratégias das equipes, no shakedown que antecede o Rali da Turquia, realizado nesta quinta pela manhã, Loeb foi o mais rápido, sendo 0s3 mais rápido que espanhol Daniel Sordo (Citroën), seguido por Hirvonen, em terceiro. Henning Solberg (Ford) fez o quarto melhor tempo, seguido por Petter Solberg, Ogier e o finlandês Kimi Raikkonen, ambos com Citroën.

Fonte: Warm Up

Sem comentários: