8 de abril de 2010

FIA diz que punirá times que usarem sistema de suspensão ativa


Com mais uma temporada começando, a adequação das equipes às regras sempre gera discussão. Para findar uma delas, a Federação Internacional de Automobilismo afirmou nesta quinta-feira que sistemas de suspensão que modifiquem a altura do carro não são considerados legais.

A McLaren havia acusado a Red Bull de usar um sistema de suspensão ativa que poderia ter este efeito, o que melhoraria a performance do carro com o banimento do reabastecimento nesta temporada.

No entanto, a equipe de Sebastian Vettel e Mark Webber nega veementemente as acusações. O chefe Christian Horner avisou inclusive que protestará caso algum time vá em frente com suspeitas de modificação na altura do carro entre os treinos classificatórios e corridas.

A entidade que rege a categoria máxima do automobilismo afirmou que qualquer sistema ou dispositivo é uma contravenção a pelo menos duas regulamentações atuais da Fórmula 1. Após vistoriar a Red Bull, no entanto, não foram encontrados problemas.

“Qualquer sistema que produza ou tenha o propósito de causar um efeito que mude a suspensão enquanto o carro está em condições de parque fechado será considerado uma contravenção ao regulamento do esporte”, disse a FIA, em comunicado às equipes, segundo o Autosport.

A Red Bull é uma das equipes mais visadas deste início de campeonato, por seu desempenho acima das outras equipes, principalmente em treinos. Apesar de duas quebras nas provas iniciais, Vettel conseguiu sua primeira vitória no GP da Malásia, o terceiro do ano, no último fim de semana.

Fonte: Uol Esportes

Sem comentários: