2 de abril de 2010

F1 estuda reformular regra de pneus para 2011, afirma revista inglesa

Por conta da entrada de uma nova fornecedora de pneus, a F1 já estuda uma mudança no regulamento para a temporada de 2011

A F1 poderá realizar uma nova mudança de regra a partir da temporada 2011. Segundo informações da revista "Autosport", a categoria analisa a possibilidade de alterar o regulamento quanto aos pneus por conta do retorno de uma nova fornecedora, que traria diferenças em relação aos modelos já usados atualmente.

A empresa seria a francesa Michelin, que esteve presente no Mundial entre 2001 e 2006. No entanto, deixou a categoria quando, por regulamento, a Bridgestone assumiu o controle do fornecimento para todas as escuderias.

A fornecedora japonesa vai sair do campeonato ao final da temporada deste ano, abrindo ao menos uma vaga para 2011. No entanto, alguns problemas atrapalham as negociações. A Michelin não deseja ser a única a ter pneus nos carros e acena com a necessidade de concorrência, com o objetivo de proporcionar uma melhora no rendimento dos pneus, além de incentivar a competitividade.

Outra questão é a vontade dos franceses em produzir pneus de maior largura. Atualmente, as rodas utilizadas têm 13 polegadas, e em 2011, com a nova empresa, passariam a ter 18, como querem os ex-fornecedores. Além disso, a borracha utilizada pela nova indústria seria muito diferente, o que pediria uma análise do desempenho dos carros com o novo produto.

A F1, no entanto, se diz aberta às possibilidades, apesar da falta de confiança das equipes em um novo sistema de pneus. A capacidade de ar seria menor, e o difusor duplo seria banido do esporte, o que traria a necessidade de um novo projeto para que os carros se adaptassem às mudanças para a próxima temporada.

Fonte: Warm Up

Sem comentários: